quarta-feira, dezembro 24, 2025

A TODOS E AOS VISITANTES EM ESPECIAL MUITA SAÚDE; CONDIÇÃO ÚNICA SUFICIENTE PARA DIAS E ANOS FELIZES HOJE E SEMPRE.

  

    FANTASMA POR OLAVO COSTA 

 «O nosso tempo dá a impressão de estar numa situação transitória; as antigas visões do mundo, as antigas culturas ainda estão parcialmente presentes, enquanto as novas ainda não foram asseguradas pelos costumes, carecendo, por isso, de uniformidade e concistência. Parece que tudo se tornou caótico,...» Nietzsche, aforismo 248.

 Este Blog que vai comemorar o 20º aniversário no próximo dia 29 pensa que talvez haja, neste pensamento, algo de atualidade nas circunstâncias mas é duvidoso na sua abordagem filosófica. Porque o filósofo, famoso pelo seu materialismo feroz é proclamador da mudança histórica pela emergência do 'mal tremendo' como origem da mudança histórica para algo melhor; até propôs o seu 'Leviatã', na pessoa de um 'Superhomem' para governar o mundo. 

Ora, também sabemos, paralelamente às explicações nietzscherianas, que as grandes mudanças de paradigma histórica se deram através da experiência como a descoberta do fogo, da roda, do barro, do silex, da Revolução Agrícola assim como pela Revolução Científica como as de Copérnico, Galileu, Newton, Einstein e de todos aqueles que contribuíram com as suas sábias cabeças e costados científicas para que estes se alcandorassem aos céus do conhecimento científico. 

A Democracia, inventada pelos gregos antigos, precisamente, para combater os tiranos e decidir e gerir o bem público pelo diálogo e persuasão entre todos que constituem uma Comunidade de interesses, ainda hoje será a melhor solução para uma vida humana. 

Não o será para gerações consecutivas de mesma vida igual? É preciso voltar aos valores de "princípios" originais de liberdade consentida e escorraçar com os métodos atuais dos "Vendilhões do Templo" que pululam por tudo e todo o lado.

Etiquetas: