sexta-feira, setembro 12, 2008

BRILHANTISMO

Durante todo o apuramento da selecção para o recente Europeu todos os doutorados e catedráticos em futebol que lecionam, em doses maciças diárias, o resto dos portugueses por forma a obterem licenciaturas de treinador teórico infalível, fizeram uma verdadeira barragem crítica acerca das pífias exibições, victórias inexpressivas e exíguos resultados para tanto jogador dos melhores do mundo. Exigia-se brilhantismo. Portugal com tais jogadores tinha obrigação de ganhar com exibições convincentes e brilhantes. Não se fazia por menos.
Agora, no primeiro exame a sério, a selecção quiz e tentou ser brilhante, e até quase o conseguiu esporádicamente, contudo acabou por perder o jogo. E o drama consistiu precisamente em querer fazer ver aos catedráticos que realmente podemos e temos o dever de ser brilhantes até ao último minuto. Foi a recém-passada exigência catedrática de ganhar com brilhantismo, memorizada pelos jogadores e aceite pelo novo treinador, que deitou a perder os jogadores, o treinador e por fim o jogo.
Os jogadores endeusados pela imprensa futeboleira, a cinco minutos do final, embora a ganhar e depois de várias perdidas inaceitáveis em alta competição, teimavam em justificar o seu estatuto de melhores do mundo e demonstrar que podiam ganhar por mais e assim obter o brilhantismo nas primeiras páginas e a classificação individual de brilhante. Foram à procura do brilhantismo para junto da área do adversário despreocupadamente. O treinador, temendo ser acusado de falta de ousadia e brilhantismo, não só consentiu como ainda ajudou ao descurar uma opção defensiva. E foi o que se viu.
Ou muito me engano ou uma mentalidade mais terra-a-terra terá de ser inscrita na cabeça de todos, ou ainda vamos ter muitas saudades do Scolari.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger João Brito de Sousa said...

AO ZÉ NEVES.

Meu velho,

Tu tens, em relação a mim e a muitos, uma pequena particularidade que te favorece nesta troca de ideias É que tu estiveste lá dentro e calçaste as chuteiras e percebes dessa coisa do futebol.

A selecção perdeu no último minuto e isso, em minha opinião e á vitalidade do futebol. O futebol, por casa disso, vai estar nas bocas do mndo uma semana ou duas. E isso é-lhe favorável.

Eu não acho que somos os melhores do mundo, temos algumm valor, mas penso que nos falta o último passe.

Acho que QUEIROZ está á altura. peremos porque falhamos e já lá dizia o ALVES DOS SANTOS, se não houver falhanços ninguém ganha.

Acredito na selecção e no seleccionador.

ab.

João Brito Sousa

3:39 da tarde  
Blogger João Brito de Sousa said...

deve ler-se ...por causa disso .. bocas do mundo... perdemos porque .. e já lá dizia o ALVES...

ab.

JBS

3:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home