sábado, agosto 23, 2008

2. JOGOS OLÍMPICOS À "PÚBLICO"

Na abertura dos JO de Pequim o jornal "público" de 09.08.08, fazia manchete assim: "E ao primeiro dia a China seduziu o mundo" sobre foto ocupando a 1ª página. No interior o pachecal editorial incluia pérolas como " coreografias de tirar o fôlego" do gigante que "vestiu-se a preceito e quis cegar o mundo" no que "foram quatro horas em que o mundo pareceu quase perfeito" durante os quais "os conflitos aceitaram um parêntesis para assistir à fantasia magistral" no dia do "embevecimento geral" quando "montou um espectáculo que mais nenhum país estaria em condições de exibir".
O pachecal director adjunto ficou tão embevecido, cego e paralizado que não viu que faltava a palavra «democrático» entre as palavras país e estaria na acima última mencionada laudatória apologia chinesa.

Não é que no mesmo jornal "público" de 21.08.08, o director Fernandes vem dizer que "alguns dos elementos que sustentaram o mundo comunista, nunca o assumindo, reemergem sob uma forma ora brutal, ora dissimulada pelo glamour de um evento desportivo" referindo-se ao " espectáculo dos Jogos de Prquim , que incluiram uma coreografia política em que o Presidente Hu Jintao surgiu num lugar que lembrava o trono do imperador" no país onde "se continua a desrespeitar os mais elementares direitos humanos".

Afinal em que ficamos? Qual a linha editorial deste ultimamente tão inconstante jornal? A que afirma que a abertura foi uma "demonstração de poder, riqueza civilizacional e diplomacia" ou o que considera uma coreografia política imperial dissimulada sob o glamour de um evento desportivo?
O Belmiro e o belmirinho têem motivos de sobra para andar preocupados.