quinta-feira, fevereiro 28, 2019

MOÇOILAS



As Moçoilas contêm, quer por via materna quer paterna, uma ligação de grande simpatia para as pessoas que no princípio dos anos'50 do Séc. passado frequentaram qualquer uma das duas Escolas Primárias que haviam aqui nos Gorjões.
Nesse tempo haviam a Escola Primária Oficial dirigida por uma Professora do Magistério Primário que ensinava e graduava os alunos até à 4ª Classe e outra chamada Posto de Ensino dirigida por uma Professora Regente (professores com a 4ª Classe e frequência de um curso especial para ensinar miúdos) que ensinava e graduava até à 3ª Classe. Ambas as Escolas funcionavam em regime de Escolas Mistas quando no Liceu de Faro já os meninos e as meninas estudavam em regime total e indiscreto de separados.
A reforma desse pecado de um menino e uma menina estudarem e brincarem juntos também tinha de chegar ao Barrocal e foi naqueles idos primeiros anos de '50 quando para as ditas Escolas vieram uma jovem Professora e um Jovem Professor recém-formados e as Escolas passaram a ensinar ambas até à 4ª Classe mas uma era para meninos e outra para meninas.
Esses dois jovens Professores, que foram inovadores e participativos na comunidade rural, depressa se enamoraram e depressa formaram um par para o resto da vida.
Uma das Moçoilas fundadoras e grande animadora deste Grupo de Cantares algarvios, genuíno e inimitável, é fruto desse par que um dia se conheceu e juntou neste Lugar e que sempre mantiveram um sorriso feliz quando aqui vinham recordar esse tempo e os antigos alunos lhes retribuíam sempre com igual amizade e comovidos.

Etiquetas: ,