sexta-feira, dezembro 28, 2018

ROMERO MAGALHÃES 1940 - 2018

Tão feliz junto dos seus antigos colegas do Liceu de Faro no dia 12 de Dezembro deste ano quando foi a festa merecida da sua consagração como Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve e agora, de repente, falecido em véspera de Natal.
Foi um dos brilhantes alunos daquela turma do 1º ano que começou em 1951 e que incluía o Passos Valente, Gastão Cruz, Filipe de Brito, Strazzera, Jaime, Teixeira Gomes, Antero Palma, Vidal, Graça, Botelheiro, Monteiro, Santana, Palma Dias, Sebastião da Cortelha, Daniel Aleluia, Neto de Jesus, o Papinha, o Dourado, o Xavier e outros inesquecíveis que marcaram aquela turma desde o primeiro dia de aulas.
Era nosso professor de francês o seu pai Joaquim Magalhães director do 1º Ciclo e "secretário" do poeta António Aleixo que foi sempre durante a ditadura um dos maiores animadores culturais do Algarve e mais tarde o Reitor do Liceu.
Romero foi sempre um entusiasta seguidor das pisadas do pai quer como professor da Academia de Coimbra quer como humanista de carácter e formação.
Nascido em Loulé de mãe louletana e criado em Faro onde fez o Liceu andou por vários locais de Portugal até se fixar em Coimbra onde se fez Professor Doutor da Academia local, contudo, nunca deixou de frequentar e colaborar com entidades culturais algarvias como a UALG, Universidade do Algarve e os Concelhos de Faro e Loulé onde era consultor cultural da Fundação Manuel Viegas Guerreiro de Querênça.
Também uma parte da sua obra académica publicada é sobre a economia do Algarve desde o Século XVI à actualidade.    

Etiquetas: