terça-feira, novembro 06, 2007

NOTÍCIAS DO FUTEBOLISMO


1. A NAÇÃO DA BOLA

No "Público" de Sáb3Nov07 vale a pena a transcrição deste naco revelador da irreversível tendência do futebolismo em tornar-se capa para; 1) tapar(branquear) actividades de negócios pouco claros, 2) tapar as verdadeiras motivações de gente pouco escrupulosa que, após adquirida notoriedade através do futebolismo, pretende continuar e proteger negócios próprios por meios políticos. O paradigma Berlusconi continua.

Em LA CANCHA de Nuno Ribeiro diz-se a abrir: "Não é a primeira vez. De vez em quando, as gentes do futebol perdem a noção. Do lugar. Do tempo. Do espaço. E do motivo. É assim que teimam em transformar o pontapé em fenómeno de identidade. Já sabem. Em razão suprema da existência. Quando tal acontece aparece um novo conceito: a Nação da bola, ou a bola transformada em país. Uma pena"....
O artigo de NR referia-se a Espanha, contudo nesta precisa questão Portugal vai muito à frente e está brutalmente mais desenvolvido.


2. AS CLAQUES

Começaram as claques por ser muito bonito e divertidas nos estádios tornando-os coloridos, incentivadoras dos seu ídolos e animadoras das bancadas e peões dos adeptos. Como tal foram de imediato acarinhadas, apoiadas e até incorporadas na mística dos clubes, acabando por ter estatudo e regulamentos clubísticos. Paralelamente à infiltração até ao topo dos clubes de gente tal como descrito em 1. não só se deu o crescimento da "nação da bola" como a infiltração e crescimento das claques por gente à sua semelhança, transformando-as em grupos organizados com interesses próprios, também pouco claros, fora e ao redor da bola.
Em tal cadinho, este caldeamento explosivo, que rebentou a mortos e feridos por vários estádios europeus, um dia, mais tarde ou mais cedo rebentaria nas próprias mãos. Foi o que aconteceu na recente assembleia geral do Benfica.

Etiquetas: