sábado, setembro 27, 2008

MARAFAÇÕES LXV

ASSIM NÃO, NÃO

Não há cão nem gato que não tenha tentações de experimentar esquemas de ordenar indicações de protesto organizado aos portugueses. Mesmo as organizações instituidas privadas que alcançam notoriedade através de trabalho honesto como a DECO, a partir de se sentirem creditadas e escutadas não resistem à tentação de medirem forças, normalmente com o Estado ou com outras entidades de poder a nível nacional como é o caso presente. Logo que ganham massa critica de poder protestatário, à primeira oportunidade acham conveniente enfrentar o adversário a jeito para saber da dimensão e força sócio-comercial-política da sua instituição.
Mas que raio de efeito tem ninguém abastecer o carro um dia no ano ou mesmo no mês? Ninguém se abastece todos os dias e o facto de ninguém se abastecer num só dia até podia acontecer por coincidência. Se não se abastece nesse dia mas andou de carro e consumiu vai gastar a mesma quantidade habitual e no fim do mês o consumo, e por conseguinte a despeza na bomba, mantem-se a mesma de antes. Afinal que perdem as gasolineiras se um dia não fazem receita mas nos dias seguintes recuperam e no fim do mês tem a mesma conta em caixa?
Não, o problema não é provocar prejuizo às gasolineiras, pretende-se tão somente mostrar e pesar o poder e a força de protesto da instituição para possíveis futuras contendas sobre dividendos em jogo entre as partes. Já há tempos, muita gente, muitos mail e até muitos blog avisados, alinharam e divulgaram, como um achado de grande visão, esta táctica de fazer pressão para baixar os preços. Parece que nada aconteceu mas a ideia ganhou corpo e agora uma instituição respeitável vem corporizar o protesto.
Hoje, se o depósito acusar "reserva" abastecerei como normalmente faço, comigo não contem, não alinho e desconfio muito de tomadas de acção grátis.

Etiquetas: