sexta-feira, novembro 28, 2008

MARAFAÇÕES LIX


VERSO
No episódio Sá Fernandes na CML os sacerdotes guardiões da pureza vestal do Bloco despediram o vereador do templo por ter metido as mãos na política da cidade "tout court", isto é; por exercer a verdadeira cidadania democrática.

É preciso manter a virgindade, nada de casamentos, pois o himeneu obriga a derramar sangue conspíscuo e o Bloco sacrificía em nome de Ártemis: virgem casta insubmissa, mas incansável e persistente indesistível caçadora.



REVERSO
Cada vez é mais notório o casamento de MFL com PSL. Necessidade oblige. Bem pode PP dar pancadas na testa, murros nas fontes e voltas e voltas à mioleira sobre teorias esotéricas de como bem interpretar "ironias" mal-fadadas, sobre a boa ética na política, sobre boas tácticas e estratégias de médio e longo prazo, sobre os malefícios do santanismo, menezismo, BPNismo, que não vencerá a comezinha e premente necessidade da acção política do dia a dia. Para desgraça de MFL a sua fraqueza eleitoral interna vem crescendo à medida que faz propostas aos portugueses e restam-lhe poucas tropas. Logo é preciso ir pescar tropas onde as houver nem que seja nos charcos.

Contra esta necessidade imperativa da sua estimada MFL tentar manter-se à tona da realidade da acção política, PP nada pode fazer senão ficar desmoralizado quando observa a rápida ressurreição e aperecimento de PSL, seu arqui-anti-ideal político, pela mão da sua própria amiga. É o que denota, de uma ponta à outra, o seu último artigo "Tempos Sombrios" no jornal "Público".

Os pensadores interpretadores de ideais políco-económico-sociais, quando a realidade os contradiz, acabam quase invariavelmente em uma destas duas situaçõs: ao estilo apocalíptico fanfarrão de VPV afirmando categórico que Portugal não tem futuro; ou ao estilo vencidos-da-vida de PP, mal-dizendo e lamuriando-se da política.

Etiquetas: