quinta-feira, julho 06, 2017

ZÉ EDUARDO, O EXÍMIO JAZZ


Já se passaram mais de três anos que o exímio jazzista Zé Eduardo vive connosco integrado nesta comunidade dos Gorjões. 
Um dos melhores contrabaixistas do país e do mundo é, sobretudo, um estudioso educador e divulgador do jazz quer nacional quer internacional. Fundador da Escola de Jazz do Hot Clube de Lisboa foi, depois, director de uma importante escola de Jazz em Barcelona durante dez anos. 
De Barcelona veio instalar-se em Faro onde outra vez, dado o gosto genuíno pelo ensino e divulgação da sua música preferida acima de todas e de tudo, desenvolveu um projecto de ensino do jazz entre uma colónia de estranjeiros vivendo no Sotavento algarvio. Aos jovens filhos dessa colónia de gente de várias nacionalidades incutiu o gosto pelo jazz e fez de vários deles jazzistas, actualmente, a actuar nos seus países originais e pelo mundo.
Nos Gorjões tem o seu espaço para o estudo e criação própria além de continuar o ensino e aperfeiçoamento de muitos profissionas algavios desta música.
Mas o seu contacto internacional mantem-se intenso através de ligações com Macau e Hong Kong onde se desloca todos os anos e mantem uma turma de jovens alunos. Actualmente pratica a sua acção didática com esta escola no extremo oriente através de video conferência.
Em boa hora ele descobriu este local de tranquilidade adequada e em boa hora esta gente simples e respeitosa o recebeu e trata como já pertencendo à terra de nascensa.

Etiquetas: ,