sábado, dezembro 16, 2017

11º ANIVERSÁRIO: COMENTÁRIO

Este Blog está de entrada na adolescência e continua tão vivo e entusiasmado que até se esquece de fazer anos e comemorar o aniversário .
Nasceu em 11.12.2006 e iniciou a sua actividade acerca do que lhe passava à volta e o impressionava bem ou mal e era merecedor de elogio ou reprovação. Nessa data o grande reparo crítico era acerca do abandono desta zona rural medida, especialmente, pela falta de rede de esgotos e água canalizada e pelo estado medieval da EM 520, estrada municipal que liga Faro à sede de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e depois liga esta ao sítio dos Gorjões.
Passados onze anos deram-se melhoramentos muito importantes e significativos, contudo, com tal atraso civilizacional não evitou um contributo negativo para a desertificação do sítio. Pois a distribuição de água canalizada só existe há três anos e a rede de Esgotos há dois e qualquer delas não chega a muitos lugares e casas. A demora na instalação destes bens essenciais cuja falta impedia a construção de habitação própria, constituiu um contributo assinalável para o abandono das populações originais e seus descendentes. Estes venderam as velhas casas avoengas e foram engrossar os dormitórios das Vilas e Cidades dos arredores. 
Também por força dessa falta de condições modernas para habitação as famílias abandonaram o seu lugar e paisagens de infância passada ao ar livre bravio de vistas largas e feita de veredas e caminhos por entre cerros e matos para habitar enclausurados em ruas ao lado de ruas e casas com vista para casas.
A prioridade e preocupação da edilidade continua a ser o conforto da Cidade e só quando o caso se constitui um estado de indecência o seu pensamento se lembra do Campo. Foi assim que a EM 520, no seu último troço, desde a sede da Junta de Freguesia até aos Gorjões ficou por arranjar até ao fim deste ano e apesar de no total perfazer apenas 6 kms, só metade do percurso foi arranjado. A outra metade ficou em promessa para o princípio de 2018.
O pensamento autárquico é um campo de forças com epicentro no conforto do palacete onde trabalham os edis e gradiente de linhas de força decrescente, concêntricas; para lá do Cerro Nexe nenhuma linha de força consegue atingir os Gorjões.

Etiquetas: