quinta-feira, novembro 23, 2017

O BEM E O MAL NÃO SE ADQUIRE NO SUPERMERCADO É PRÓPRIO DA EXISTÊNCIA.


 "A puta da política...", "os políticos são todos iguais..."

Quanta santa ignorância ou sabida velhacaria estão imbuídos nestas frases saídas da boca como fumo de escape.
Estas são frases esconderijo para desonestos ou ignorantes opinadores políticos e retrógrados fingirem que não tocam na política para não cheirarem mal: tratarem a política face aos políticos e políticas que não lhes convém, não lhes interessa e que detestam mixordiando tudo e todos em grandes frases de forma velhaca e pensamento nulo mas de significado acusatório dos outros enquanto o esperto opinador se põe de fora.
São frases escape proferidas sempre que um político ou grupo deles é acusado na imprensa de qualquer malfeitoria ou imoralidade face à santa moralidade religiosamente correcta. Quando algum empresário se dedica à paternal "criação" de um deputado, ministro ou primeiro ministro na expectativa de fazer futuros chorudos negócios com o Estado por meio de tráfico de influência ou corrupção política ninguém vai dizer que os 'empresários são todos iguais'. 
Claro que muitos dos que assim se pronunciam assim o fazem porque, ignorantes do percurso do homem na Terra, apenas sabem o que aconteceu no mundo desde que há mundo somente aquilo que se passou em suas vidas. Esses pensam que a bandidagem e maldades na política, como noutros campos, existem desde que eles próprios tomaram algum tipo de consciência política e que antes do homem ser este homem actual desta civilização actual os homens viviam em harmonia quase paradisíaca. Imaginam que o mundo é assim por efeito de Maquiavel e nem suspeitam que o maquiavelismo existe desde que existe o próprio homem.
Também já antes havia todo o tipo de horríveis maldades políticas quase sempre e praticamente disfarçadas sob a capa da moralidade do tempo mas, especialmente depois de Maquiavel, muitos o estudaram e se refinaram na repressão e destruição dos adversários políticos para manutenção do poder que conduz ao enriquecimento pelo roubo e corrupção organizada. 
São, especialmente estes, os que estudam os diversos maquiavelismos para encetar uma progressão carreirista na política com a ideia fixa calculista de atingir cargos de poder público para traficar corrupções e enriquecer rapidamente que, entre uma maioria, são modelo e servem de exemplo para que muitos apontem a culpa à "puta da política" e proclamar indevidamente que "os políticos são todos iguais"
O bem e o mal não se adquire no supermercado é próprio da existência. Existe no homem e solta-se dele sempre que as condições de sua existência quer materiais sensitivas quer psicológicas inteligíveis transbordam da sua capacidade de esperança, paciência e resistência face ao outro, à Sociedade. Logo o bem e o mal na política é da mesma natureza do bem e mal que observamos e sentimos nas nossas vidas particulares.
Realmente todos podemos constatar isso nas nossas vidas particulares onde gerimos os acontecimentos quer adversos quer de felicidade de uma forma o mais pensadamente direccionado aos nossos desejos; isto é, o mais politicamente correcto conforme ao melhor para nós.
E se o caso é tal que nos invade o desespero também somos capazes de praticar o mal aos amigos, familiares ou até a nós próprios.        

Etiquetas: