sexta-feira, maio 24, 2019

A CRÍTICA DA DEMOCRACIA E OS CUSTOS NUNCA DITOS DA REVOLUÇÃO.


Em resposta-comentário ao problema colocado no post anterior o Senhor Mário Reis colocou a seguinte questão: 

"Meu caro josé neves, mas se lendo o artigo (e muitas notas sobe muitos outros temas e “lutas”) não se vê a água a bater até “que fure” o que imagina?, como pode o sistema ser superado? E isso dos custo dos custos para inibir a ação pela alteração de um sistema iníquo e injusto parece coerente com a posição que transparece assumir: a escorregar para a inércia e o sono letárgico esperando que o sistema caia…""

Que mereceu, da minha parte, esta seguinte resposta:

Caro Mário Reis,
Também não vê o ponteiro das horas mover-se no entanto ele move-se e dá horas certas; se forçar o ponteiro a rodar fora do tempo certo, destrói-o.
Tem sido o caso das Revoluções abruptas; destroem o que existe provocando miséria, terror e mortandades inglórias para, passados anos depois, tornarem ao ponto de partida ou estaca zero (da sua opinião atrevia-me a pensar que é daqueles que já hoje perguntam “para que serviu o 25 Abril?), e não obstante o nosso 25A ter sido restituidor imediato do precioso bem que é a Liberdade ao contrário das grandes Revoluções históricas que pretendiam mudar o mundo.
Tal como o ponteiro das horas não está inerte nem inativo também a dialéctica social da luta dos opostos, ou de classes se quiser, fará o seu caminho longo face às contradições internas que o “sistema” inevitavelmente vai criando.
Se, como diz, o sistema tal como existe hoje fosse integralmente “iníquo e injusto” ele já teria implodido, penso. Acontece que o “sistema” parece ter ideias, sentimentos e práticas de auto-preservação e como tal não é “iníquo e injusto” para todos e até é copiosamente benemérito para aquela parte que lhe apara e serve o gosto; desse modo mantém a Sociedade em permanente equilíbrio instável e até usa a liberalidade da Democracia para fazer os ajustamentos contínuos necessários a tal equilíbrio na corda bamba.
A Democracia, tal como os ingleses demonstraram, pode servir para mudar a vida evitando sangrentas revoluções, claro, não pode nem foi para isso criada mas pelo contrário, promover rupturas e descontinuidades no trajecto histórico.
As grandes Revoluções para mudar o mundo provaram que o processo histórico humano, ao contrário do que pensava o marxismo, não consente rupturas e descontinuidades dada a interacção íntima, ontológica entre consciência e existência; mudar abruptamente e à força o modo de existência faz que a consciência entre em pânico.
Esta não acompanha a brusca mudança da forma de viver e existir mantendo-se intrinsecamente ligada aos costumes, tradições e valores da experiência recebidos e mantidos desde gerações de antepassados seculares e, um enorme desfasamento cultural e de comportamento face ás novas revolucionárias exigências resulta, desse desencontro abrupto entre existência e consciência, uma inércia e reacção à mudança tão natural como o próprio viver.       
O povo tem um proverbio para definir essa situação; cadelas apressadas parem filhos loucos.

Etiquetas: