quarta-feira, maio 08, 2019

VELHA GUARDA BORDEIRENSE, 2019

Aqueles que ainda foram companheiros de "Janeiras" dos Pais Fundadores e herdaram deles em linha directa, o que hoje a juventude bordeirense designa como a "Tradição", desde os primeiros anos'2000 que se reúnem como "Velha Guarda" para celebrar e manter viva a letra e o espírito dos autores fundadores.
Até há pouco tempo celebravam os Mestres Acordeonistas fundadores, especialmente o Mestre José Ferreiro(Pai), constituindo uma "Charola" (actual designação das primitivas ''Janeiras'') precisamente designada "Velha Guarda" que usava o repertório musical dos Velhos Mestres.
Mais tarde, pelos ''Maios'', era tempo da "Velha Guarda" reunir para um ''Almoço de Confraternização" no qual, normalmente, estavam presentes o acordeão, os ferrinhos, as castanholas e pandeiretas, precisamente, os instrumentos musicais da "Tradição".
Este ano, a "Velha Guarda" teve a presença de Nelson Conceição o exímio acordeonista professor e compositor que já é o mais ilustre e digno sucessor actualizado dos Velhos Mestres.
Ele, que tem sido o trabalhador e investigador incansável na recolha e edição de todo o espólio musical dos Velhos Mestres e respectivas homenagens a nível regional quis, de sua vontade e livre iniciativa pessoal, trocar e confirmar histórias que lhe contaram junto de quem as viveu ou ouviu em primeira mão.