quinta-feira, janeiro 04, 2007

MARAFAÇÕES V

BUROCRACIA EM TRÊS ACTOS(GERAL)

A burocracia é como uma ópera bufa em três actos e os actores dispôem de três máscaras prontas a usar. Primeiro acto; o burocrata, mascarado de mona lisa esfíngica dita ao guichet o rol de comprovativos de que necessários para que. Segundo acto; o burrocrata,(o que carrega com a burocracia) sob o peso enorme do rol de comprovativos exigidos, esconde-se atrás duma esquiliana máscara trágica, submetido sem contestação ao peso do destino. Terceiro acto; o burrocrata volta transportando uma pasta de documentos e enverga uma aristofânica máscara cómica, submetido ao riso da comédia humana.
Estes actos podem repetir-se várias vezes até que o burocrata se dê por satisfeito e diga: -daqui a seis meses pode vir buscar o seu "certificado de português"-.


BUROCRACIA EM TRÊS ACTOS(PARTICULAR)

ACTO I
Em 2004 requeri a isenção de contribuição autárquica para uma casa dentro da zona histórica
de Lisboa que por tal localização beneficiava desse direito. Entre a mais diversa documentação foi preciso um certificado passado pela Segurança Social que comprovasse que eu não tinha qualquer dívida à Segurança Social.
Perfeito. Usar apenas a máscara da comédia humana.

ACTO II
Passados largos meses fui compensado com uma isenção temporalmente até à geração 4000 depois de mim, aproximadamente. Mais precisamente 7998 anos que decorrem de 2002 até ao ano 9999. Confirma-se pelo documento oficial abaixo,




Perfeito, mas durará a comédia humana actual ainda 7998 anos?

ACTO III

Sobre uma pequena factura que entendo abusiva requeri um processo de contestação em Maio de 2005. Em Junho do mesmo ano fui informado que o processo seguia para a Secretaria Geral de Injunção para efeitos de distribuição. Em fins de Novenbro de 2006 sou informado para pagar 89,00 euros de multa + 44,50 euros de Taxa de Justiça Cível, tudo por "Omissão do pagamento da taxa de justiça inicial-486º A CPC". Seis meses para descobrir e aplicar, sem aviso pévio, mais esta taxa além da estampilha designada Taxa de Justiça de 22.25 euros, "Um quarto de Unidade de Conta", que fora colada ao processo. E mais a ameaça de nova multa nunca inferior a 10 UC.

Sendo trágico, deve-se contudo usar máscara de comédia com sorriso amarelo.

Etiquetas: