sábado, maio 19, 2007

NOTÍCIAS DO PAU VI



















CINE CLUBE DE FARO 50 ANOS

Para o encerramento das comemorações do 50º aniversário do Cine Clube de Faro a direcção promoveu e brindou os seus associados com um condigno programa em três andamentos. Primeiro com a exibição do amoroso e comovente filme "Don Roberto" de 1962 realizado por Ernesto de Sousa sem subsídios. Segundo com a estreia absoluta da "Suite para Don Roberto" de Bernardo Sassetti, idealizada e composta a partir das impressões musicais que o visionamento sucessivo do dito filme lhe registaram na alma.
Em muito boa hora o Cine Clube nos deu estes três momentos especiais de elevado nível, com o filme que nos transporta à nossa infância quando, nas feiras e festas rurais, ficávamos horas de boca aberta e olhos arregalados a beber as tropelias dos bonecos de pau dos teatrinhos ambulantes de "Robertos". Aqui, nos Gorjões, no dia da festa grande da Sociedade Recreativa aparecia sempre o homem dos Robertos e era a atracção e alegria maior da mocinhada.
Não indo além de ouvinte de pouco ouvido para a música entendi, da Suite para Don Roberto, que se integra completamente na mais moderna sonoridade actual com o condão de ser interpretada e executada por três músicos, Bernardo Sassetti piano, Carlos Barreto contrabaixo, Alexandre Frazão bateria, mesmo bons em qualquer parte do mundo. O andamento mais vivo inspirado nas disputas pauliteiras dos Robertos achei-o brilhante e proporcionou solos magníficos, sobretudo o solo de baixo foi inapagável.
Para rematar ainda tivemos direito a uma agradável e belíssima surpresa no átrio do magnífico Teatro das Figuras. Tratou-se, à saida, de uma representação ao vivo de uma pequena peça de Robertos "O Barbeiro Desconjuntado" desempenhado por um preservador e estudioso desta tão rica arte popular. No final os miúdos presentes estavam extasiados defronte da tenda-teatrinho de um dos últimos resistentes Don Roberto ainda activo. Naquele momento os pequenos ficaram maiores e os grandes volveram pequenos.

Etiquetas: