quarta-feira, julho 18, 2007

MARAFAÇÕES XXV

OS INDEPENDENTES

Os independentes deram um sério aviso aos partidos nas eleições para Lisboa é a tónica geral dos comentaristas académicos. Roseta, que segundo declarou reuniu uma equipe de gente que um mês antes nem sequer conhecia a maior parte, gabou-se do tremendo aviso que ela constitui para os partidos. Carmona, por sua vez gabou-se do mesmo feito com uma velha equipa que conhecia de ginjeira e que os lisboetas deviam igualmente conhecer de ginjeira pelo trabalho empreendedor que os levou quase todos a serem arguidos por actos do seu poleiro.
Mas afinal estes independentes são independentes de quem? Dos partidos?Mas se sairam do ventre dos partidos para concorrerem às eleições como logo ficaram independentes das idéias, dos métodos, das tácticas e outros estratagemas partidárias? Por acaso fizeran um curso de desintoxicação rápida onde despegaram de si todo o saber aprendido em anos e anos de escola partidária e ficaram de repente limpos e purificados da mentalidade de aparelho que até aí foi sempre a sua?Um idependente tem mais e melhores idéias que um partidário? Sendo um ou um conjunto menor de pessoas a discutir um assunto encontra melhor solução para esse assunto? Uma formiga fora do formigueiro ou uma abelha fora da colmeia produz ou contribui mais e melhor para a sua comunidade?
Desde a sua invenção pelos Gregos que a democracia se fez e aperfeiçoou pelos partidos e o ataque à democracia se fez atacando a prtidirização e mau uso da governação pelos partidos. O pior é que com a queda dos partidos caiu a democracia que logo foi substituida por reis, tiranos, césares e déspotas enlouquecidos pelo poder. Em tempo e lado algum da História a queda da democracia trouxe outro tipo de governação melhor que ela. Os independentes para ganhar espaço político rápidamente se tornam fundamentalistas face aos partidos enquanto estes podem sem problemas incorporar os apartidários competentes. O discurso contra os partidos revela sempre o carácter de quem se julga e se quer acima dos partidos porque tem a soluçao na algibeira para tudo. E como não há milagres sem omnipotência se os deixarem à solta chegam lá.

Etiquetas: