sexta-feira, junho 22, 2007

FARO,CAMPO E PRAIA NOS ANOS 40-50

HORTA DA QUINTA DE BELAMANDIL
FAMÍLIA BÍVAR

As hortas de Faro conheceram nos anos 40-50 do século passado o apogeu do seu contributo para a actividade económica da região. O cultivo de regadio nos campos planos e arenosos à volta de Faro eram agradavelmente compensadores. As noras funcionavam de dia e noite e nas hortas com mais terrenos haviam várias espalhadas aumentando o terreno de regadio. Noutros casos, em noras de nascentes de grande caudal, adoptava-se colocar dois ou três engenhos na mesma nora, duplicando ou triplicando a água disponível e os hectares de regadio.
Interessante ver como os garotos viviam o seu dia a dia junto e acompanhando os trabalhos da horta, brincando e simultâneamente participando nesses trabalhos com tal alegria contagiante que, dava ao ambiente dos duros trabalhos de sol a sol uma harmonia saudável e fraterna entre o homem a terra e os animais.


A BANHOS NA PRAIA
FAMÍLIA BÍVAR

A rentabilidade da horticultura de regadio de média-alta dimensão dava para a mesma família que a explorava passar férias a banhos na praia como qulquer médio-alto lavarador, industrial ou funcionário do Estado na altura. Aqui é interessante reparar no ambiente visual de praia, quer sejam os trajes de banho, quer sejam os trajes janotas engravatados mas adequados ao ambiente e elegância de veraneio.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger HFR said...

São dois documentos excepcionais da memória do Algarve de meados do século XX. A montagem ajuda muito, claro. Abraço do Helder.

1:13 da manhã  
Blogger Unknown said...

Parabens pelas belas imagens.
Conheço as hortas e talvez as pessoas no filme, .. não sei, mas talvez os mais pequeninos.

Boas pessoas sem dúvida.

11:09 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home