terça-feira, setembro 30, 2008

OBSERVAÇÃO

VERDADE E MENTIRA
Nunca ninguém mente a sí próprio, a mentira só existe para o outro. Numa troca de ideias a minha opinião é sempre verdadeira para mim. Quando formulo uma opinião faço-o sempre num quadro mental que configura e expressa a minha verdade. Mais, cada opinião emitida é a focagem num fragmento de um vasto quadro elaborado e em permanente recomposição no meu pensamento. Sendo a opinião uma extracção de um fragmento de mim mesmo, tomar a minha opinião como falsa seria como considera-me a mim próprio uma falsidade, o que é um absurdo.
Com o outro passa-se precisamente o mesmo, e se o seu quadro de pensamento não coincide com o meu a minha opinião é mentira para ele e vice-versa. Quando os quadros mentais coincidem não há mentira, quando muito divergências de composição em fragmentos do quadro.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira said...

2008.10.03

Ao apcGORJEIOS.

VIVA.

RETIREI O TEXTO E COLOQUEI-O EM DEBATE EM

http://oscosteletas.blogspot.com

ab.

João Brito Sousa

11:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home