segunda-feira, setembro 29, 2008

PAUL NEWMANN


HOMENAGEM FÚNEBRE

Na revista dirigida por Luis de Pina, "FILME" nº 7 de Outubro de 1959 acerca do filme "The left handed gun"(Vício de Matar), Dinis Machado dizia a propósito da representação da personagem Billy the Kid por Paul Newmann: " A interpretação é truculenta, teatralizada, nervosíssima, quase esquizofrénica, às vezes estapafúrdia. Paul Newmann utiliza o 'Método' até incomodar o espectador".
O 'Método' era e é, como se sabe, a designaçaõ atribuida ao ensino de Strasberg e Elia Kazan no Actor's Studio, donde sairam actores como James Dean, Marlon Brando, o próprio Paul Newmann e depois muitos outros actores que continuam representando de forma quase esquizofrénica sob o modelo de Kazan. Contudo, se neste filme citado, PN ainda era um bom aprendiz de Kazan, foi progressivamente moldando o Método à sua personalidade própria para se tornar um actor-ele-próprio, um actor que compunha cada personagem com rigor e fidelidade de forma pessoal sem precisar de usar ou exagerar o arsenal da semiologia Kazaniana. Melhor, por fim, ele usava o Método como fundo do quadro de composição das personagens e não como grande plano ou imagem de marca.
Por isso mesmo gostava, cada vez mais, de ver PN na tela, e cada vez menos de ver, os sempre cada vez mais continuadores zelosos na aplicação espalhafatosa do Método. Por isso, PN acabou sendo o autor das suas personagens e deixou de incomodar o espectador, enquanto os imitadores constantes de James Dean e Marlon Brando, com a repetição ininterrupta, de filme para filme, do Método levado ao exagero refinado, transformou-o numa cartilha de estilos de tiques que nos incomodam com a sensação visual de que estamos sempre a ver o mesmo filme.

Etiquetas: