segunda-feira, abril 12, 2010

CLUBE RECREATIVO E CULTURAL GORJONENSE

FESTA DO 10º ANIVERSÁRIO

Ontem à noite, entre o dia 10 e 11 de Abril de 2010 o Clube Recreativo e Cultural Gorjonense festejou o seu 10º aniversário feito no dia cinco passado.
Foi uma festa concorrida e bonita com animação do "Grupo de Danças de Salão" de Santa Bárbara de Nexe que proporcionou à numerosa assistência uma agradável e já muito apreciável exibição de tradicionais danças de salão por dançarinos adultos e também dançarinos jovens que mostraram ser promessas de exímios bailadores futuros.
Foi também apresentado e exibido o vídeo-filme "CRCG, 2000-2010 DEZ ANOS" de autoria de um conterrâneo gorjonense. Filme que conta a origem do povoado de Gorjões, fixação desse povoado nas terras férteis do "Estanco", desenvolvimento e importância crescente do povoado até à construção da Ermida de Santa Catarina de Gorjões em finais do Séc. XV, e mais tarde em princípios do Séc. XX, a criação da nova centralidade no lugar designado o "Alto", fundação da antiga SRG em 1943 e agora, recentemente, em 2000 a fundação do "CLUBE RECREATIVO E CULTURAL GORJONENSE", que tal como disse a Presidente da Direcção, é como o renascer dos valores tradicionais e ideais de modernidade dos antigos "Mestres" que foram os obreiros e fundadores da primeira Sociedade Recreativa Gorjonense. Termina o filme com uma resenha das actividades actuais mantidas pelo Clube e uma exortação da Presidente apelando ao povo de Gorjões e às entidades oficiais ajuda no combate sem desfalecimentos pela concretização da sede e salão de festas para actividades diversas todo o ano.
Foi, como dissemos, uma festa bonita e sobretudo muito animosa à alma gorjonense para prosseguir, com a vontade dos antigos o caminho do futuro. Serena e calmamente, sem bairrismos aljubarróticos ou provincianos.
Esteve presente o Presidente do Município de Faro Engº Macário Correia que pronunciou un discurso de encerramente muito encorajador para o povo de Gorjões, e que reproduzimos em baixo.

Etiquetas: