quarta-feira, agosto 23, 2017

Filme           : NEBBRASCA de 2013
Realzação    : Alexander Paine
Nomeado     ; Oscars  2014 como   : Melhor filme
                                                        : Melhor Realização
                                                        : Melhor actor
                                                        : Melhor actriz
                                                        : Melhor fotografia
                                                        : Melhor roteiro original

Trata-se de um belíssimo filme que através de uma narrativa em diálogo de um pai envelhecido e de outro tempo com um filho que compreende o seu desfasamento com a realidade dos novos tempos, decide satisfazer os velhos sonhos não realizados do pai.
Assim decide fazer com o pai uma longa viagem para receber um falso prémio de um milhão de dólares que, pelo método moderno da publicidade enganosa, um dado sorteio lhe comunicara, por carta de correio, ter sido o ganhador.
Durante essa longa viagem vão acontecendo encontros com os velhos do seu tempo com quem convivera na vida activa e então travam-se diálogos que vão descrevendo o passado do velho pai o qual o filho também fica conhecendo e desse modo melhor compreende a obsessão  do pai em obter o falso milhão do sorteio e realizar os sonhos que teimosamente ainda quer concretizar.
As situações de encontros com velhos companheiros de juventude e da vida activa vão, simultâneamente, revelando o passado de homens antigos que ainda acreditavam no que lhe diziam como o velho pai, face ao presente do Midwest americano actual envelhecido e decadente perdido na América profunda: aquela que se diz ter eleito Trump.
Por fim, tendo o filho percebido a beleza contida na loucura do pai em querer realizar dois velhos sonhos é o próprio filho que faz que esses sonhos se realizem e é feliz perante a felicidade do velho pai.  
Um belíssimo filme encenado entre horizontes de paisagens brancas que reforçam nostalgias passadas com diálogos contendo apenas as palavras exactas que cada cena exige.

Etiquetas: