segunda-feira, fevereiro 07, 2022

A SURPRESA DA MAIORIA ABSOLUTA

Eu costumo dizer que António Costa caça moscas com açúcar e não com vinagre. Dos homens inteligentes e de fortes convicções, uns são convictamente visionários e levam tudo à frente segundo suas convicções ou são destruídos pelos atrasados que são apenas continuadores do passado, outros são simultaneamente inteligentes e astutos e conseguem inventar desvios, escapatórias, atalhos, novas metas e objetivos, avançando por etapas e arrastando consigo a maioria, mesmo a mais atrasada, pelo exemplo das etapas ultrapassadas com sucesso.  

António Costa, mais uma vez, demonstrou pertencer ao grupo de modelo dos homens inteligentes e astutos que guiam o rebanho, não pela imposição, mas pela boa astúcia tal como se enganam moscas atraindo-as com açúcar e também sondagens.
Na última semana quando o “empate técnico” tentava fabricar a “onda” que ia afogar o PS, Costa foi ler o programa do PSD e topou lá os eufemismos que pretendiam ocultar o programa do passismo na saúde, na Segurança Social, no ensino, na taxa Flat(ida) para empresários entre outras sempre no sentido do benefício empresarial e em detrimento da maioria do povo.
Ao desmascarar as reais intenções de Rio com tais escondidos eufemismos este, sem argumentos, começou a acusar Costa de mentir; a frase “Costa mente, merece perder” tornou-se o slogan e riso amarelo de Rio e também o logotipo dos roda-pés garrafais das suas queridas TVs.
Uns e outros pensaram ter achado o slogan chave para agigantar a “onda”, só que, o povo lembrou-se do Passos e suas mentiras quando dizia, “não, nós não vamos fazer nada disso, isso são mentiras do PS, nós não vamos cortar nada, isso são disparates do PS” e mentia, ele sim, com toda a desvergonha do mundo como depois se viu.
O Povo recordou-se de tão grande malfeitoria e do "ir além da troika" e desconfiou, e percebeu quem realmente mentia e a onda virou para afogar o Rio.
Claro, a “peste grisalha”, e não só, assustou-se, teve medo e a abstenção baixou (mais um erro de todas as sondagens raramente referido) e o PS subiu, encheu.
O Bloco e o PCP (e os opinadores e comentadores avençados) explicam a maioria absoluta com o voto útil concentrado no PS mas não explicam nunca é porquê o povo pôs o voto útil no PS e não no seus partidos ou no PSD.
Com as desculpas esfarrapadas do Bloco e PC a dizerem, por contraponto, que o povo votou enganado e são eles que têm razão e assim continuarem, também, assim como desta vez, continuarão.

Etiquetas: