sábado, junho 09, 2007

MARAFAÇÕES XXVI

O VÔO DE PASSARÃO

Desde o badalado prémio Camões pela obra de tradução de Dante que penso acerca deste deputado europeu que me parece, teria sido eleito para falar e trabalhar em Bruxelas pelo país e no entanto só fala partidariamente e trabalha para sí próprio cá dentro. E sem papas nem travão na língua afiada. Li num blog, dado que há vários anos deixei de comprar o DN, o seu artigo "...vôo de pássara". Este artigo foi o rastilho para acender um pensamento que há anos me questionava interiormente acerca do golpe de rabo de pavão deste génio deputado à portuguesa. Foi tal o golpe de pavão emproado que mais próprio será mesmo chamar-lhe um vôo de passarão enfeitado de altas e vistosas penas, garras aduncas, língua afiada e bico grosso.
Lembo-me que, no tempo de Guterres, nas suas crónicas no DN, chamava parasitas a torto e direito(mais a torto), a qualquer empregado político mesmo que fosse notória a seriedade e o esforço deste de acertar e mostrar serviço. Esta actitude sempre me impressionou e acentuou a focagem da minha atenção para o comportamento cívico de tal tipo de pessoas. E este não fugiu à regra; esta gente precisa cobrir-se de espesso manto palavroso rebuscado, para ocultar a sua nudez moral. Já vai no segundo mandato como deputado europeu e alguém já ouviu a sua fala ou conhece algum trabalho realizado pelo senhor no areópago europeu em prol do país? Entretanto traduziu Dante, Shakespear, etc, etc, escreveu livros, publicou livros, coordenou antologias, fez apresentações e conferências, ganhou e agradeceu prémios, e sobretudo escreve todas as semanas um comentário político no DN. Com tanto correr e azáfama particular não pode ter tempo para assentar o rabo no cadeirão doirado europeu a não ser o necessário obrigatório para receber o pacote mensal.
O pequeno parasita aloja-se em cadeiras de corredores esconsos de repartições de curtos vôos, o grande parasita aloja-se em cadeirões de luxuosos edifícios públicos, em salas vip de aerogares internacionais, em lugares de 1ª classe de vôos de passarão.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger sergio said...

Nada mais, nada menos. O Sr. Graça Moura é mesmo um passarão!
Sérgio.

3:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home