quarta-feira, novembro 14, 2007

NOTÍCIAS DO PAU IX


Esta tarde fui à redacção do jornal do pau saber notícias do lugar acerca do Clube Recreativo e Cultural. Na passada sexta feira reunira a Assembleia Geral para aprovação de contas e para informações sobre o estado actual do projecto para a construção da sede e salão para as actividades do Clube Gorjonense. Fui informado da pequena comparência de sócios o que parece indicar algum desinteresse pela causa ao contrário da incansável direcção que luta para levar o projecto avante e valorizar o sítio.
Finalmente todos os projectos estão aprovados e em condições de solicitar orçamentos para execução dos diversos trabalhos. Tratando-se de uma obra de cariz inteiramente social para servir populações práticamente abandonadas no fundo do interior do concelho não se justifica, de forma alguma, que a CMF leve anos a aprovar um tal projecto. O que este pequeno sítio se propõe fazer, sendo uma necessidade do povo local, deveria ser da iniciativa da própria Câmara, não o sendo deveria a Câmara apandrinhar e ajudar por todos os meios a população a obter o mais rápido possível o seu objectivo. A cidade continua a olhar para o campo do mesmo modo que o citadino olha para o sem abrigo; uma casa de cartão e uma sopa dos pobre chega e sobra. O campo não pode ter a casa dos seus espectáculos e costumes tradicionais, mas a cidade pode ter um belo e grandioso teatro para uma pequena elite cultural que arrasta atrás uma vistosa passerele de socialite telenovelesca.
A estimativa dos projectistas leva os custos da obra para verbas muito para além das possibilidades do povo local. Vamos ver o que a CMF vai fazer para ajudar a pôr de pé este tão grande projecto para tão pequeno povo, tendo em conta que a vontade e união de esforços representa a força mais considerável.

Etiquetas: