sábado, janeiro 31, 2009

ESTRADA MUNICIPAL 520


"SEM ABRIGO" ROTA E ESFARRAPADA ESTENDIDA DE FARO AOS GORJÕES.
Depois das chuvadas do fim-de-semana, como de costume, a EM 520 já de sí fortemente esburacada e às lascas nas bermas, de ponta a ponta, nas zonas de ladeira onde faz de ribeiro ou nas zonas planas onde faz de lago, a buracaria multiplicou-se e ampliou-se.
Na 2ª feira, na zona de Mata Lobos, caí num buraco com paredes em fio de navalha que me abriu dois rasgos paralelos, de fora a dentro, num pneu. O Jorge Seruca, depois do nosso combate de raqueta e bolinha amarela, que ganha sempre recorrendo a exímias tácticas de defesa e contra-ataque de pés e asas de geometria variável, aplicadas inteligentemente sem dó, ajudou-me na montagem do pneu suplente para poder regressar a casa. À tarde, na casa dos pneus, soube do resultado: duas navalhadas profundas e forte esfacelamento na jante. Mezinha: um pneu novo.
Na 5ª feira seguinte, indo para o encontro de gramar novo "match point" com o Seruca, cruzei-me, ainda no Patacão, com uma brigada ligeira a tapar buracos à pásada de betume a passo de CM(Caracol Manco). Daquela forma, método e ritmo, a abertura de novos buracos será certamente mais rápida que o tapamento deles. Assim, como desde sempre, os buracos da nossa estrada, tornaram-se figuras quixotescas, invencíveis. Temos assim, inapelavelmente, de conviver à força com a buracaria, e há quem diga que evita excesso de velocidade e acidentes, contudo uma condução mais preocupada com buracos que com o trânsito ainda é mais perigosa e custosa. E o correto era poder-se viajar rápido e em segurança, como mandam as regras da Europa onde, afinal, entrámos mas não estamos.
Diz-se das alegres "Charolas", e estas cantam-no imparávelmente, que são uma forte e genuína tradição antiga da nossa Freguesia. É verdade, mas não são, de facto, a maior e mais antiga tradição deste sítio mal-amado-tratado do Barrocal. Essa façanha pertence à longevidade secular do tratamento de abandono que a Cidade deu ao Campo, mormente no que se refere a esta estrada, estendida de Faro aos Gorjões, tal qual um "sem abrigo" roto e esfarrapado.

Etiquetas: