quinta-feira, janeiro 29, 2009

MARAFAÇÕES LXVII


FUTEBOLISMO
Abri a TV e de repente dou de caras com Santos, o afofadinho, aquele que tem sempre, depois de alertar o povo para uma coisa importante, outra e outra e outra coisa importante, ou mais importante ainda, a comunicar aos portugueses.
No seu padrão de compostura a afofar-se cuidadosamente sobre o assento como pardal no galho, enfrentando olho no olho a câmara, ouvi o dito importante dizer esta importância acerca de futebolismo português:
"... é sempre assim, em Portugal sempre foi assim e agora volta a ser outra vez".
Fuji destas declamadas importâncias como coelho de furão.


VACALIDADES
Depois do Bloco inspeccionar a situação das vacas colocadas na Praça de Espanha e concluir que o seu estado de prisão, mal-estar e stress, correspondia a uma completa violação dos direitos das vacas, não pude deixar de pensar num novo caso "Guantánamo".
Espero que, logo que as vacas sejam libertadas, o Bloco exija um tempo de quarentena adequado à recuperação física e mental das ditas e sobretudo não descuide os cuidados de acompanhamento do imprescindível psiquiatra.


ATM NOS TRIBUNAIS
É um facto que cada vez mais gente licenciada, professores, doutores, gestores e outros muito escolarmente letrados, acorrem alegremente aos concertos de música pimba, idiotizam-se horas e horas frente às telenovelas de falsa intriga agressivo-melosa, não lêem ou quse, um único livro em toda a vida, de conteúdo educatico literário, filosófico ou científico, nem jornais além de tablóides de escandalos e fofocas políticas, futebolísticas ou males de facadas e amores.
Tudo, ou quase tudo, em Portugal se apimbalhou. A pimbalhice atingiu a maioria dos portugueses, via TV especialmente e outros meios, e já atinge toda a classe média e também muita da média-alta.
Assim não é de admirar que se equipare e coloque ao mesmo nível de serviço cívico, tribunais e supermescados, a casa guardiã da Lei e a casa venda de mercearias, a justiça e a hortaliça. Porque os que deviam velar pela dignidade da justiça também já se deixaram levar pelos ideais pimba de considerar que colocar caixas multibanco nos tribunais corresponde a elevar a democracia e a cidadania das pessoas.
Havendo na tesouraria dos tribunais terminais de pagamento por cartão multibanco para que raio são precisas caixas atm nos átrios dos tribunais. Só se fôr para chamariz dos assaltantes e deste modo garantir a clientela e a venda da produção própria dos tribunais, como está a acontecer.

Etiquetas: