terça-feira, janeiro 06, 2009

VIRILIDADE JORNALÍSTICA

Já tinha reparado que Ricardo Costa da Sic no Expresso da Meia Noite não faz papel de jornalista mas de mais um comentador opinador impositivo ao estilo vivaço.
Ontem na entrevista ao PM, mais ainda, mostrou quanta necessidade tem de estar na pele de prima-dona da política ao ponto de ele próprio querer impôr ao entrevistado conclusões e juizos de valor políticos próprios.
E opunha-se, vivaçamente com argumentos de tasca, como "... aposto que o Tribunal Constitucional vai chumbar". Outro argumento de peso para contradizer o entrevistado foi buscá-lo aos argumentos habituais sobre sondagens, "... estudos há para todos os gostos", sobre um estudo custo-benefício feito pela Universidade de Coimbra. Ainda abusou da fórmula (epidémica do jornalismo português) que é, "Você disse e, ...Você afirmou e...", que só revelam uma superficial preparação para argumentar uma política governativa.
No fundo RC tinha uma preocupação pré-determinada e obstinada, mostrar que ali na sua Sic ninguém nem o PM o bate em matéria de política. E quando um jornalista se preocupa mais com a sua imagem de virilidade jornalística que em estudar os assuntos para colocar questões pertinentes aos governantes, mal vai o jornalismo e mal vai a política.

Etiquetas: