sábado, março 21, 2009

UM GOVERNO "MALFEITOR"

NUM JORNAL DOUTRINÁRIO
Desde que o "Público" apareceu este tem sido sempre o meu jornal de 1ª escolha. Já tinha lido o "Expresso" desde o 1º número e deixei-o nos anos oitenta quando me apercebi que o jornal mais condicionava a opinião do que informava. Actualmente, com o "Público", está a tornar-se insuportável a sensação de que este jornal tenta condicionar e subordinar a opinião do leitor à sua.
As notícias não são notícias, são interpretaçoes opinativas, vistas e adjectivadas através do funil do escriba de serviço. O Governo eleito pela maioria dos portugueses no pleno exercício das suas funções, para este jornal não existe ou existe apenas como um "malfeitor". Todas as notícias de medidas do executivo governamental ou são omitidas, ou são remetidas para um remoto cantinho do jornal, ou são assunto interpretado como mais uma "malfeitoria" merecedora de manchete parangónica de 1ª página com continuação nas páginas interiores onde, quase sempre, uma leitura atenta desmente a parangona. E como ramalhete de jarrão, em jeito doutrinário justificativo da "malfeitoria" governamental, vem o momento editorial de JMF. Momentos, quantas vezes, elevados ao nojento como o de ontem, onde compara misturando-os e assemelhando-os, os casos de Josef Fritzl com o caso da turma de ciganos da Escola de Barqueiros.
Onde costumo comprar os jornais, há espalhados pelas mesas o tablóide "Correio da Manhã" e o pasquim "24 Horas" e, dado que cada vez leio menos coisas do meu jornal, sobra-me tempo para olhar pelos da casa. O meu espanto é que constato que sei mais coisas sobre medidas do governo do meu país lendo estes jornais pimba que lendo o meu jornal dito de "referência". Começo a pensar qual será mais nocivo à inteligência, se a leitura fácil directa de um jornal pimba despretensioso assumido que dá as notícias digestivamente, ou a leitura de aquele outro travestido dissimulado que dá as notícias doutrináriamente.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Diogo Sousa said...

Mas nao e' por isso meu caro que se diz ser a imprensa o terceiro poder ao que no nosso caso eu considero segundo?.....tabloides..tabloides,muitas vezes conteem as verdades que os ditos de referencia nao se atravem a tocar....
ab
dcs

11:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home