quarta-feira, abril 22, 2009

GORJÕES, 2009 - LUGAR DO ALTO

Nos documentos dos Anais de Loulé, consta um mapa de 1479 referino cinco agregados familiares contribuintes locais, com 70 reais, com o apelido Gorjão e mais um tal Álvaro Eanes Gorjão como sacador das contribuições para o empréstimo concedido ao monarca. Daqui o historiador põe como boa hipótese que o nome Gorjões deriva desse apelido Gorjão que tinham essas famílias de posses. Contudo, dando-se o caso que em 1480 também são referidas várias famílias com o apelido Nexe, neste caso o historidor não conclui do mesmo modo, no que diz respeito a Santa Bárbara de Nexe.
Ao contrário, penso eu que, quer o nome Gorjões quer o nome Nexe, são muito muito anteriores a essas datas referidas, porventura serão designações atribuidas por povoadores primitivos, dum tempo arcaico. E que foram os proprietários de mais posses e influentes que tomaram o nome prestigiante antigo do Lugar como reforço do seu próprio prestígio e estatuto patriarcal local, arremedando a fidalguia rural da época.
O Lugar do Alto é uma centralidade recente do Sítio dos Gorjões. Com o traçado da nova estrada S. Brás - Faro, nasceu aqui um cruzamento de caminhos propício ao desenvolvimento e instalação de mais casais no local, tanto mais que os poços de água ficavam próximos e directos. Aos dois ou três casais existentes vieram aqui construir as suas casas, familiares e ex-combatentes da 1ª Grande Guerra que foram aceites emigrantes em França após o armistício. Depois aqui se implantaram os negócios das "vendas" e "ofícios", de seguida os locais sociais de "bailaricos", e mais tarde a fundação da Sociedade Recreativa Gorjonense em 1943. Os "Mestres" de ofícios e estradas fundadores, adquiriram uma "galena", depois uma "telefonia" e assinavam o jornal "O Século" para se manterem actualizados com as notícias da Guerra. Um grupo restrito, pela noite, ia ouvir a "Rádio Moscovo" para escutar pela calada a outra verdade das notícias.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger sergio said...

Sobre a origem do nome Gorjões ainda não tinha pensado que o mais provável é o sitio dar nome à pessoa e não ao contrário. Realmente é bem capaz de ser assim. Tem lógica.

7:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home