segunda-feira, abril 06, 2009

DESMOTIVADOS E MOTIVADOS

A SOLUÇÃO
Abre-se uma tv qualquer, uma rádio qualquer, um jornal qualquer e ouve-se ou lê-se, invariavelmente, o chefe da corporação afirmar:

-Os Professores com mais carga horária de ensino e sem a carreira directa ao topo e ano zero, ensinam sem gosto e andam desmotivados.
-Os Guardas Republicanos perderam direito à saúde e medicamentos sem limite para os próprios e família, fazem greve de zelo e não passam multas, andam desmotivados.
-A polícia não recebe horas extra, paga as fardas e não tem meios, anda desmotivada.
- Os militares que se queixam de não respeitarem o estatuto militar dizem-se ultrapassados pelos juizes nas equiparações, andam desmotivados.
- Os juizes que se queixam de corte nas férias, de mais carga horária, do escrutínio pelos resultados, da perda de estatuto de intocáveis, andam desmotivados.
- Os magistrados a quem cortaram mordomias especiais, tais causas motiva-os a uma luta travada de forma subtil, tendente a reivindicar e repôr os seus poderes e direitos a estar desmotivados.
- Os funcionários públicos, com o maior aumento da década e emprego garantido em tempo de grave crise de falências e desemprego, também protestam e andam desmotivados.
- Os psicólogos, leitores e intérpretes de sinais dos cérebros de todas as pessoas e classes acima, face a tanta gente à beira de um ataque de desmotivação, sentem-se impotentes e reclamam um colega junto de cada desmotivado. Como não é possível ficam, também eles, desmotivados.

- Os políticos de poderes, que segundo o povo todo acima e o resto acha, só para lá vão para poderem "encher-se" bem e à grande à sua custa, andam numa correria sem parar ultra e extra-motivados.
- Os fora da lei, assaltantes de bombas e bancos, casas e caixas multibanco, carros e carrinhas de valores, esses andam e são violentamente obrigados a andarem altamente atentos e motivados, dada a especificidade do seu trabalho.

Uma vez que é este o pensamento e maneira de estar do povo arraia-miúda e também já do povo académico, resta cada um e todos alistarem-se num dos dois campos existentes de motivados. O país pensado e falado ficará sincronizado com o país real, uma perfeição mecânico-social. Então, na conversa à roda da mesa do café, toda a gente passa a estar de acordo e ter razão. Àcerca dos outros, claro.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Unknown said...

... até os deputados andam desmotivados ...

3:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home