sexta-feira, abril 17, 2009

TRADIÇÕES GORJONENSES - RIFA II

O "CODILHO" É UM JOGO ASSIMILADO DA "LERPA" COM REGRAS PRÓPRIAS, SEGUNDO OS MAIS VELHOS, TRAZIDAS PELOS EMIGRANTES DA ARGENTINA E QUE AQUI É MUITO USADO NA RIFA A REBUÇADOS.
NOS ANOS 40 AS MESAS DE JOGO ENCHIAM UM GRANDE SALÃO ONDE MOÇOS MOÇAS HOMENS E MULHERES JOGAVAM AO "CODILHO", "MONTINHO", "SETE E MEIO" E AO "QUINA". ESTE JOGO HOJE DITO "LOTO" ERA O MAIS CONCORRIDO. NO QUINA TODOS OS NÚMEROS TINHAM UMA ALCUNHA QUE O "CANTADOR" ANUNCIAVA EM JEITO DE CANTE, DAÍ A SUA DESIGNAÇÃO DE CANTADOR. O CANTADOR RODAVA EM CADA JOGADA TAL QUAL COMO NOS OUTROS JOGOS RODA O BARALHO DE CARTAS.
GRUPOS DE MOÇAS ASSOCIAVAM-SE E "TRAZIAM RIFA" NA CASA DE UMA DELAS. HAVIA RIFAS EM CASAS NOS CAMINHOS E LUGARES MAIS ESCONDIDOS QUE SÓ OS MOÇOS NAMORADEIROS E JÁ "ATRELADOS" CONHECIAM E IAM LÁ TER A PÉ COM AS BICICLETAS À MÃO. OS MOÇOS JOGAVAM À RIFA "À SOCIEDADE" COM AS MOÇAS PRETENDIDAS SENTADOS JUNTOS E POR BAIXO DA MESA O JOGO DE TOQUES E ENCOSTOS DE PERNAS ERAM COMPLETAS CARTAS ESCRITAS AO VIVO DE AMOR E PAIXÕES DECLARADAS.
NAQUELE TEMPO A RIFA TINHA UM PAPEL SOCIAL NECESSÁRIO PARA ROMPER O ISOLAMENTO DOS JOVENS DOS LUGARES POUCO ACESSÍVEIS, E TAL COMO OS BAILARICOS, PROMOVER A PROCURA DE PAR E ACASALAMENTO.
HOJE A RIFA É UMA IMITAÇÃO SUPERFICIAL, SEM CONTEUDO E OBJECTIVOS ORIGINAIS, MAS AINDA COM O SENTIDO SOCIAL DE CONTRIBUTO FINANCEIRO PARA O CLUBE RECREATIVO E CULTURAL GORJONENSE.


Etiquetas: