segunda-feira, junho 01, 2009

PULHICES


1. CIRCO EM MOTO-CONTÍNUO I
JPP na sua opinião de historiador volta à carga com a mesma velha e enviesada sentença contra a tv pública, diz:

"A tvi tem certamente muitos aspectos condenáveis, mas vive do valor das suas audiências e é privadada". Depois mais à frente continua, "...enquanto ela existir(a tv pública) e não houver um governo que tenha a coragem de a extinguir, mesmo contra os interesses egoistas em que todos tem vantagens em escolher as pessoas que controlam os telejornais e as horas de circo que a televisão pública passa para distrair o povo da escassez do pão".

Logo para JPP o facto de ser privado desculpa tudo. Pode ter aspectos condenáveis mas ninguem tem nada a ver com isso porque é privada; para o povo do tudo privado e do «privado é bom», tal como no merdado financeiro e dos negócios, segundo o mais puro radicalismo neoconservador, a mão invisível das audiências é que medem e regulam os valores dos conteúdos. JPP, afinal comunga do slogan pulha do Rangel, mestre do Moniz que como todo aprendiz o que mais deseja é ultrapassar o mestre, que ripostavam e ripostam a quem os critíca pela caca televisiva atirada diariamente à cara dos espectadores, que se limitam a «dar o que o povo gosta, quer e pede». Nunca lhes passa pela cabeça elevar a educação e o gosto do público para este pedir mais qualidade, não, nada disso, só se lembram de baixar a qualidade para baixar a qualidade do pedido, num sitema de moto-contínuo ardiloso para criar telelixo-dependências e depois poder vender caro o mau por bom, o falso por verdadeiro.

Existe, contudo, uma diferênça que JPP escamoteia: o circo da tv pública (paga «pelos contribuintes»; versão letrada de «com o nosso dinheirinho»), dizem respeito a todos e é escrutinado a todo o tempo pela oposição, opinadores, críticos especializados, observadores e espectadores atentos, enquanto o grande circo pornográfico das tvs privadas, segundo JPP, é tão somente assunto de negócio e só diz respeito ao dono do negócio. O circo público é indigesto e proibido, o grande circo privado, pode ser indigesto mas temos de engolir.

Julgava-se que tinha sido por reacção política que JPP havia colocado as célebres setas para baixo. Erro puro, JPP colocou as setas para baixo tal como agora as voltou a colocar para cima, ou seja coloca-as para baixo ou para cima conforme o seu "momento vesgo" conveniente.

Etiquetas: