segunda-feira, fevereiro 22, 2010

GORJÕES E MACÁRIO CORREIA

SENHOR PRESIDENTE,
Gorjões é a aldeia mais interior do concelho de Faro e tem sido também a aldeia mais exterior e afastada do pensamento e coração do Município. E não obstante tem tudo isso que o Presidente confirma: uma Capela, quase igreja embora modesta, do Séc. XV, Clube de Caça e Pesca, Clube Cultural e Recreativo e Grupo Folclórico Etnográfico, e sobretudo uma população agarrada às suas raizes e obstinada a lutar e sobreviver à decadência, à ruina e morte lenta.
O alerta lançado pelo Presidente Macário no "CM" de ontem, na sua coluna "Quintas do Algarve", que relembra a existência deste Sítio de Gorjões e outros, que são o centro de vida de centenas de pessoas que merecem um olhar especial, só por sí e pela atenção de pensar e escrever sobre elas desta maneira, merece ser considerado uma agradável surpresa.
Jamais um Presidente da CMF alguma vez se dirigiu e referiu desta forma esclarecida sobre a necessidade de olhar para o interior esquecido e menosprezado por todas as forças e poderes estabelecidos até hoje.
Ficamos sensibilizados por lhe ter ficado na memória a nossa recomendação, feita no dia do nosso Carnaval, para a necessidade de criar um largo que constitua uma centralidade física, digna de uma verdadeira Aldeia, que é possível e até fácil de concretizar: bastam 20 metros 20, de rua para se obter o tal "largo" triangular no actual centro da aldeia. A partir desta centralidade, com potencialidades para crescer comercialmente, dar possibilidades de contrução planeada em seu redor de modo a fixar os filhos da terra, que por essa falta a têem abandonado.
É indispensável um arranjo de vistas largas da EM 520 de ligação a Santa Bárbara de Nexe e a Faro para aproximar o povo da sua Cidade, pois como está este vira-se para Loulé e S. Brás que garantem melhores acessos. E, claro, é absolutamente urgente trazer à população dos Gorjõas a água e o saneamento básico, promessa do 25 de Abil, eterna promessa nunca cumprida.
Se assim será, com diz, então mãos à obra Senhor Presidente.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger sergio said...

De facto MC promete. Nas várias reuniões entre a Junta de Freguesia e a Câmara temos abordado vários projectos e assuntos. MC tem o nosso programa eleitoral e quer desenvolver vários dos projectos. Agarrou num memorando que lhe enviámos logo após as eleições e quer desbloquear situações que se arrastam na CMF à largos anos. Algumas coisas já estão a ser desbloqueadas. Outras promete. vamos ver se se consegue manter o ritmo.

4:59 da manhã  
Blogger josé neves said...

Sérgio,
Se é um facto a boa vontade de MC e, dada a sua qualidade de também homem do campo, é uma vontade sentida tal como nós gorjonenses a sentimos, então dever-lhe-á a nossa Junta de Freguesia insistir nesses projectos, dar-lhe o apoio e dados necessários para que tais projectos não fiquem na gaveta.
Uma consulta aos gorjonenses, para discussão de prjectos que mos dizem respeito directamente, seria de bem considerar para troca de idéias e procura das melhores soluções.
Obrigado pela informação que vem corroborar a crónica aqui comentada.
Esperemos que se confirme a boa nova.

2:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home