segunda-feira, fevereiro 01, 2010

BICHOS PÁSSAROS E BICHOS HOMENS


CHAPIM (CALDEIRINHA)

A Câmara do Seixal anda a fomentar a procriação do "chapim" como meio de combate à lagarta do pinheiro. Na sua promoção pelo jornal "DN" diz tratar-se de uma "AVE QUE SE ADAPTA A NOVOS HABITATS DO DIA PARA A NOITE. A SUA FÁCIL ADAPTAÇÃO É UM FACTOR DETERMINANTE PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA".
Ora, este bicho-ave imita na perfeição muito bicho-homem que também por motivos de sobrevivência pessoal se adapta, do dia para a noite, ao "habitat" à mão mais proveitoso. Uma diferença, contudo os distingue, o chapim bicho menor não pensante, sobrevivente pelo instinto e não pela razão, não muda as belas e vistosas cores do seu fato narural.
Mas esta avezinha tão útil, que aqui chamamos de "caldeirinha", num aspecto é tal qual os tais bichos-homem oportunos. A "caldeirinha" faz o ninho nas tocas fundas de velhos troncos de árvores carcomidas revestido-as de merda fresca (matérias macias, diz o jornal), coberta de penas. Quando jogamos a mão lá dentro para apanhar a sua obra-casa-ninho ficamos todos cagados: sai e escorre merda da mão por todos os dedos. Perfeita imitação dos tais bichos-homem que, saltitantes de toca em toca e bailadores de cassete em cassete, quando se instalam e nidificam nos "habitats" de novas cores e poisos, de sua obra e projectos sai merda de certeza.

Etiquetas: