sexta-feira, março 16, 2012

CINEMA NOS GORJÕES

No rasto da memória da antiga SOCIEDADE RECREATIVA GORJONENSE fundada em 1943 pelos Mestres de ofícios e outros distintos gorjonenses, um grupo de novos distintos e sentidos gorjonenses, no ano 2000 pensaram, criaram e arrancaram com nova instituição social no Sítio designada CLUBE RECREATIVO E CULTURAL GORJONENSE.
Em 2010, na festa organizada na Junta de Freguesia de SBN para celebração do 10º aniversário foi realizado e passado um filme sobre a história do CRCG nesses dez anos. É esse filme que vai ser de novo projectado no Salão da antiga SRG, aqui no Alto.
O filme tem uma narrativa que começa com uma tese sobre a instalação do povoado original no Cerro da Mina, à semelhança de estudos arqueológicos que demonstram ser o Cerro do Algarão a origem do povoado primitivo de SBN. É racional pensar que fossem os primitivos do Cerro do Algarão, que progressivamente se foram expandindo para as terras boas e férteis que encontravam à sua volta que, na sua expansão de conquista de novas terras de pastorícia e cultivo, desse modo, teriam construído eles também o Algarão existente no alto do local conhecido como Cerro Da Mina e ocupado as terras frescas e férteis do Estanco.
A narrativa do filme entra depois pela história mais recente e relevante dos Gorjões como a fundação da SRG em 1943 que, pode dizer-se, fez o Sítio entrar na modernidade.
E a história do novo empeendimento social e cultural chamado CRCG começa em 2000 com protagonistas filhos e netos da geração da guerra 1914-1918 e de La Lys, fundadores da antiga SRG. Mostram-se os trabalhos e iniciativas do GRCG ao longo dos dez anos que, não sendo muito tempo, foi contudo tempo de muitos empreendimentos. O filme descreve e mostra uma recolha completa de imagens desses empreendimentos festivos e outros.

Etiquetas: