segunda-feira, novembro 26, 2012

O GUERREIRO BRAVATAS PORTUGUÊS


Ao contrário do herói mitológico o nosso Áquiles à portuguesa não vai deixar que a sua raiva o deixe tolhido e amuado num qualquer forte da linha. Com ele nenhuma desfeita pode ficar sem resposta adequada.
Contra a traineira do Green-Peace que queria contrabandear pílulas abortivas o nosso façanhudo ministro enviou uma fragata de guerra de gloriosa armada sob o seu comando e... traineira fora ou traineira ao fundo. Vitória e um êxito total para o nosso herói.
Contra o considerado golpe de estado dos militares na Guiné, o Áquiles cá de casa recém nomeado ministro, aliou-se de imediato ao outro recém-ministro herói caseiro Ajax o branco e, juntos e ferozes quais manos átridas, enviaram para a costa guineense uma armada de barcos de guerra, homens e aviões preparados para uma nova Ilíada. 
Desta façanha os nossos heróis não derrubaram as muralhas nem sequer viram as pedras das muralhas, contudo meteram um tal medo aos guineenses e ao mundo que ainda hoje nem eles nem o mundo consegue rir para fora nem pára de rir para dentro.
Nestes dias, mais dois trabalhos pela honra são pedidos ao nosso herói Áquiles o imbatível. O herói à portuguesa não tem descanso. Num dia a UE, por motivos de austeridade, avança com cortes (cortes? austeridade? onde é que se viu isto!) no bolo europeu e no outro os EUA, igualmente por motivos de austeridade, avançam também com cortes ( cortes? austeridade? mas onde é que se viu uma coisa destas!) de pessoal na base das Lages.
Pois num caso e noutro, o Áquiles cá de casa não deixou ninguém sem resposta. Aos europeus calou-os logo com um gaspareano enorme vocábulo: inaceitável. Aos americanos deixou-os a tremelicar apenas deixando entrever um nico da sua gaspareana enorme ira com a velada ameaça em surdina:  a redução decidida pelos Estados Unidos terá obviamente consequências.

Portugueses e portuguesas, juntemos esforços para deter o Áquiles cá nosso ou um dia ele solta toda a sua cólera e seremos condenados a passar o resto da vida combatendo escondidos no interior de um gaspareano enorme cavalo de Tróia. 

Etiquetas: