segunda-feira, setembro 10, 2012

CHEGOU, FINALMENTE


Depois de trinta anos de espera pela eléctricidade e depois de mais outros trinta de espera pelas águas e esgotos, no dia 07 de Setembro de 2012, finalmente, a UE chegou ao remoto e perdido lugar do sítio dos Gorjões, freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Concelho de Faro, Algarve.
Talvez devido à crise aguda em que caímos e nos calcam em cima, não houve pompa e circunstância mas sim simplicidade e algum comedimento. Contudo estiveram presentes na Estação de Águas dos Gorjões todas as mais altas figuras da CMF, da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e da Fagar para proceder à inauguração, no terreno, das Obras de Abastecimento de Águas e Saneamento do Concelho de Faro dos Gorjões à Falfosa.
Uma obra que, finalmente, coloca os gorjonenses no Sec. XXI e sobretudo com igual dignidade que os demais cidadãos da Cidade. Os gorjonenses não têm que agradecer pela obrigação há muito prometida e devida, têm contudo o dever de se sentirem reconhecidos e felicitar todos que contribuíram para este melhoramento de qualidade e bem estar de suas vidas.


A obra foi, simbolicamente inaugurada pelo Presidente Macário da CMF, pelo Presidente da Junta de Freguesia Leonardo de Abreu e pela responsável da obra.
Também o novo Padre da Freguesia fez uma leitura bíblica da ligação entre a água e Cristo para salientar a importância da água para a humanidade. E procedeu à benção da água do reservatório dos Gorjões, não para que bebamos água benta mas para que Deus nos dê sempre boa água nos canos, sem avarias no sistema e falhas no abastecimento.

O sistema de abastecimento de águas completo consiste em 4 reservatórios, 3 de 500m3, Falfosa,Charneca e Gorjões e 1 de 1600m3 nas Laranjeiras.
A tomada de água pela Fagar faz-se nas Laranjeiras e dali parte o abastecimento aos outros reservatórios por gravidade ou bombagem.
Neste sistema foram aplicados:
- 44kms de condutas de abastecimento de água
- 5kms de condutas elevatórias de água
- 684 ramais de abastecimento

O sistema de saneamento completo consiste em 3 reservatórios de esgotos, Lagoas, Gorjões(Crespos) e Gorjões(Estanco).
Neste sistema foram aplicados:
- 20kms de condutas de saneamento
- 3kms de condutas elevatórias de esgotos
- 769 ramais de saneamento



Após a cerimónia de inauguração simbólica da obra junto do reservatório dos Gorjões, foi a mesma inaugurada numa casa de residência local, com a ligação do 1º contador e prova de água da torneira.
O Presidente Macário abriu a torneira e fez correr do cano a primeira água de distribuição canalizada da obra. Também alguns gorjonenses quizeram provar a futura água de suas torneiras. A opinião geral era de que se tratava de água leve e sem sabor a "tratamento", pelo que foi apreciada e aprovada.
Quase todas as personagens envolvidas na direçção da obra beberam da água dos Gorjões e também umas distintas senhoras da comitiva a apreciaram e acharam de boa qualidade.
Assim, ficámos nós os gorjonenses, futuros utilizadores desta água, descansados quanto à qualidade da dita, não obstante se ouvissem vozes falar, curiosos e desconfiados, sobre eventuais custos da referida dita água.



Etiquetas: ,