sábado, agosto 08, 2020

CONTAS MASCARADAS DE MESTRE


Há dias, esperava notícias familiares, fui à caixa do correio e deparei com correio mui-especial não esperado; este livro "Contas Mascaradas" da autoria do amigo Coelho Mestre.
Segundo o autor é "um trabalho de quebra-cabeças, dirigido ao meu círculo de amigos, composto por quinhentas e cinquenta e cinco contas, que se misturam entre enigmas, problemas, charadas, lógicas e truques, que para além de desafiadoras vão, certamente, divertir muitos deles."
Sendo desafiadoras aceitei o repto e pus-me a tentar resolver alguns problemas pelo método matemático que aprendi, não no Liceu mas por conta própria; uma vez que são problemas logo susceptíveis de equacionar matematicamente e achar o valor das incógnitas.
A propósito de matemática; uma história de homenagem ao Lucas.
Enquanto andei no Liceu sempre passei com deficiência a matemática até o Director de 2º Ciclo (Dr. Luis Afonso?) não me deixar ir a exame do 5º ano. O meu pai cumpriu a promessa e tirou-me do Liceu para ir trabalhar nas estradas com o mano Eduardo Pinto Contreiras, empreiteiro e construtor do Liceu de Faro.
Aos dezanove anos voltei a interessar-me pelo estudo em nome individual e fui ter com o Lucas (indicado pelo Claudino), Rua de S. Luis, Faro, acabado de fazer o 7º ano e empregar-se num banco, que dava explicações de matemática, para fazer como auto-didata a Secção de Ciências do 5º ano do Liceu, desse ano.
O Lucas escreveu uma igualdade com fracções para eu resolver e face ao que fiz disse-me: olha, tu não percebes o béabá da matemática e sem isso nunca perceberás e terás gosto pela construção matemática: eu vou ensinar-te o princípio e o fundamento matemático e só assim podes vir a gostar de matemática.
Foi um milagre da inteligência e do saber do Lucas que me ensinou a apreender e gostar da matemática, para sempre.
Três meses depois, como auto-didata, e face a uma prova difícil, tirei a melhor nota a matemática da Secção de Ciências do 5º ano, 13,6 valores.
Mais tarde no IIL, 1963-1967 e no IST, 1980-1982 a matemática nunca mais foi grande problema.
É devido ao mérito do Lucas que ainda hoje, há dezenas de anos sem treino, consigo equacionar os imaginativos problemas do Mestre Coelho Mestre, desafiadoramente colocados neste engenhoso livro.
Só uma grande alma de Mestre e genuíno gosto pelo saber prático imaginativo, além de uma paciência de montanha, podia parir um livro assim.
E útil para afiar memórias.        
  

Problema 46 (Família Contreiras)

A família Contreiras está hoje em festa, visto o patriarca e os seus três filhos cumprirem todos juntos cem anos de idade.
O Sr. Contreiras tem o dobro da idade do filho mais velho e este, por sua vez, o dobro da idade do seu irmão do meio, e este, o dobro da idade do irmão mais novo.
Qual a idade de cada um deles?

CLICAR PARA AUMENTAR

Problema 401(tanque e torneiras)

No quintal do meu vizinho Ramos, existe um tanque com duas torneiras de entrada de água.
Uma delas precisa de 12 minutos para encher o tanque e a outra necessita de 14 minutos.
Depois de cheio, o tanque precisa de 19 minutos para vazar totalmente.
Estando o tanque vazio e se abrir as duas torneiras e a saída de água ao mesmo tempo, quanto tempo será preciso para o tanque ficar vazio?

CLICAR PARA AUMEMTAR

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Coelho Mestre said...

Obrigado pelo elogio, tudo isto foram efeitos da Quarentena. Um abraço!

8:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home