quinta-feira, março 24, 2022

VITÓRIA DA DEMOCRACIA

DEMOCRACIA 17500 : 17499 DITADURA

 

 
A partir do dia de hoje a Democracia vence a Ditadura por um dia de vida a mais e, desde agora, cada dia que passa é mais um golo da Democracia conta a dita Ditadura.
A Poetisa chamou-lhe " O dia inicial inteiro e limpo" e a Pintora disse dele que "A poesia está na Rua", duas formas poéticas, sintéticas e belas, de referir o 25 de Abril de 1974; o dia necessário; o dia da grande varridela do pó sujo, das traças, das ratazanas e das teias e peias que envolviam a vida dos portugueses circunscritos e sujeitos ao jugo da polícia política e ao pensamento e acção de um só homem velho, beato, fossilizado, hostil ao progresso e ao futuro, retrógrado, crente de um desenrolar histórico feito às avessas, de hoje para ontem.
É um bom sinal e estímulo o facto de a democracia já ter ultrapassado a mais longa ditadura europeia, lembrem-mo-nos de que a 1ª República apenas durou dezasseis anos, precisamente, três vezes menos do que o actual regime democrático.
Devemos tal feito aos militares de Abril que, pelas lutas dos democratas e sobretudo pela luta com armas na mão e sangue derramado dos combatentes na guerra colonial, tomaram consciência moral e política de que lutavam numa guerra para nada, inútil, para a qual não havia saída militar mas sim, apenas, política.
Face à ideia única do velho retrógrado o qual, burro teimoso, queria heróis mortos condecorados a título póstumo e viúvas de preto, os mais jovens militares do quadro, a partir de uma discussão reivindicativa sindicalista, passo a passo, acabaram por chegar à conclusão de que a solução era o derrube do regime, gasto, impopular, sem ideias, decrépito e gerontizado.
E em boa hora o realizaram com o povo galvanizado e empolgado aclamando-os na rua contra um regime podre, caduco, insano finalmente caído, vergonhosamente só.

Etiquetas: