sexta-feira, abril 27, 2007

NOTÍCIAS DO PAU I


NOTÍCIA DO DIA

Nos Agostos o cão de raça do Izidoro do mini-mercado atacou-o e mordeu-o e quando a mulher o foi socorrer foi também atacada. Foram os dois parar ao hospital de Faro para fazer a cura das "morzadas" do cão que criaram.


HISTÓRIAS DA EMIGRAÇÃO

Contada pelo Reinaldo:
O Manel da Patã que trabalhou comigo em França contou-me que no seu primeiro trabalho em Paris decorou o caminho que tinha de fazer para não se enganar; tomava o metro perto de casa e saía naquela estação que tinha um grande retrato duma vaca. Ora o retrato da vaca era um cartaz publicitário e no dia que o cartaz foi substituido o Manel andou a manhã inteira no metro, para trás e para a frente, à procura do retrato da vaca.
A partir daí todos os dias os emigrantes colegas de trabalho à sua chegada diziam; olha o Manel hoje encontrou a vaca!


Contada pelo Policarpo:
E o meu pai, que não sabia ler, contava as estações uma a uma para saber em qual tinha de sair e poder chegar a tempo ao trabalho todos os dias.

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger Cusco said...

Um abraço! Tenho parentes nessa Foto!!

2:55 da manhã  
Blogger Cusco said...

Na prateleira em frente tenho: A Guerra e os Dias...autografado!
Para chegar até mim é só clicar no meu nome e depois de ler alguns textos aparece um sobre a Fonte da Murta!
Abraço!

8:32 da manhã  
Blogger josé neves said...

Amigo Cusco desconhecido,
Já cheguei ao "Viagens na Aldeia" e ao inspirado,sentimental e saudosamente,texto "Fonte da Murta 1887". Eu que regressei às origens depois de 40 anos fora,também tenho esses cheiros antigos das pedras,
paredes,árvores,flores, campo,etc.,e ao olhar os sulcos dos gargálos dos poços ainda sinto o cheiro de água e suor das mulheres debruçadas tirando baldes às braçadas, mas isso é só a força da vontade de regressar aos tempos felizes da inocência e juventude através da imaginação,porque entretanto tudo mudou,especialmente nós próprios e nossa maneira de ver as coisas,e desse desconforto entre o que foi e o que é nasce essa triteza portuguesa chamada saudade.
Mas tentando decifrar o "Enigma de Cuscos",por exclusão de partes uma a uma,e dado a existência do livro "A Guerra e os Dias" autografado e avós nos Gorjões, consegui uma pista.Por acaso não foi a madrinha Maria Vieira a mensageira do livro?
A tua avó não era Barros e o teu avô Contreiras como eu?
À maneira de Sócrates(o antigo)se responderes a estas questões eu depois continuo.
Um abraço do Adolfo Contreiras.

6:21 da tarde  
Blogger Cusco said...

É verdade! Tudo verdade.. A avó e o avô dos Gorjões tinham esses apelidos. O livro veio efectivamente através da ainda minha prima Maria Vieira.
Prima não da parte dos avôs dos Gorjões mas da avó da Fonte da Murta cujos ascendentes vieram do Estanco.
Um abraço!

2:01 da manhã  
Blogger josé neves said...

Amigo Cusco,
Com a pista no fim concluo que tua família gorjonense são o teu pai Capitolino e avós Ti Victória Rosa e Ti João Contreiras de boa memória.
Miúdo de 4-5 anos, sentado no poial da venda do Alfredo, recordo o teu pai chegando fardado de soldado e depois o Alfredo fechava a venda e partiam os dois de bicicleta e bolsa de retalhos às costas à moda das actuais mochilas. Espantava-me vêlos fardados,de botas e plainas polidas, garbosos, plenos de vida, quais generais da minha infância.
Tanbém me recordo de ir ao figo materneto,da grande e bela figueira junto da casa dos teus avós,e ser apanhado e corrido aos gritos: "malandragem, fora, fora daqui, fora" e correr a sete pés a bater com os calcanhares no cu até casa.
Belos tempos, nossos e deles.
Um abraço do Adolfo.

8:42 da manhã  
Blogger Cusco said...

Tudo correcto! Obrigado pelas lembranças retratadas. Penso que segundo a minha mãe diz ainda há uns ténues laços sanguineos comuns!
A minha avó Rosa faz exactamente domingo 17 anos que morreu!
Um abraço!

(O Cusco continua a ser só o Cusco, pois a minha identidade é de toda a gente desconhecida)

10:50 da manhã  
Blogger josé neves said...

OK CUSCO, ENTENDIDO.
Votos de continuação de muita Cuscada inspirada e bonita como tenho visto no Viagens na Aldeia.
E visita sempre.
Adolfo

2:49 da tarde  
Blogger AiNeL said...

olá!
Devo dizer-lhe que este blog está realmente mtu bem feito.
Apesar de retratar tempos anteriores a mim é bom ver e reflectir sobre tuda a história. Afinal retrata muita coisa que eu tenho muito gosto em conhecer, pois estimo muito todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta pequenina terra que tanto amo.
mMitos parabéns por todos os documentos aqui presentes.
já agora gostava de felicitá-lo mais uma vez pelas fotos e videos que completam este blog...estão muito giros.
Um grande beijinho...*
Lénia Guerreiro

11:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home