segunda-feira, junho 18, 2007

NOTÍCIAS DO PAU VIII

O HOMEM, O COELHO E A RAPOSA

Hoje, na redacção do Pau o Reinaldo contou a história, quando ele era moço e antes de ir para a França, do pai do João da Caseira que tinha semeado griséus junto de casa perto do mato e que, com medo que os coelhos os comessem colocou dentro do terreno de semeadura um espantalho gigante, cabeçudo, entroncado e de altas pernas vestido de calças para espantar os coelhos.
Com tal argumento dissuassor dormiu tranquilamente muitas noites e pôde ir trabalhar descansado muitos dias sem se preocupar com o estado da seara. Quando se lembrou que os griséus já deviam ter rebentado fartos e bonitos sob a protecção do guardião de palha, foi dar uma espreitadela pela plantação. Quando verificou que os griséus estavam bastante comidos dos coelhos ficou irritado e voltando-se para o espantalho chamou-lhe nomes e quase o deitou abaixo. Nesse instante ouviu guinchar sob os pés e reparou que tinha pisado uma ninhada de cassapos nascidos e criados entre as pernas do espantalho inofensivo.
O Homem pensou preservar a seara dos coelhos com o espantalho assustador. Os Coelhos pensaram no local ideal para boas refeições e protecção das suas crias face às raposas. Das raposas já se sabia que eram ardilosas mas pouco inteligentes desde a velha fábula: ... estão verdes não prestam. Dos coelhos não se suspeitaria que fossem mais inteligentes do que o homem, mas também não é de admirar. Do homem esperar-se-ia capacidade de entender os coelhos.

Etiquetas: