quarta-feira, novembro 28, 2007

GORJÕES CULTURAL

TEATRO
No passado recente fim de semana, dias 24 e 25, o Grupo de Teatro "te.atrito" esteve ensaiando, no salão da antiga Sociedade Recreativa Gorjonense, uma peça de teatro de Jacques Prévert "O Retábulo das Maravilhas", uma das mais imaginativas e significativas deste autor. Para remate desta 1ª fase de ensaios a peça foi representada na totalidade perante um grupo de espectadores locais como teste geral e pré-visualização de estudo de pormenores de encenação pelo atento encenador, convidado especialmente pelo Grupo para dirigir esta representação.
Os ensaios de afinação vão continuar até à véspera da apresentação oficial da peça que se realiza dia 6 de Dezembro no Grande Auditório da Universidade do Algarve(Campus de Gambelas). Lá estaremos para ver o resultado definitivo e aqui deixar nota do que houver a dizer sobre esta peça de evidente actualidade e que tão boa impressão nos deixou neste pré-ensaio geral.

CINEMA
Hoje uma pequena e original equipa de cinema chefiada pela directora de realização Brooke McGowen esteve nos Gorjões, local do Estanco, para realizar um pequeno filme sobre a guerra. Segundo nos declarou a realizadora, trata-se de uma crítica mordaz pela via satírica sobre a violência da guerra e a nossa habituação às imagens violentas face à sua banalização mediática permanente e constante que, deste modo faz da guerra e da morte um espectáculo televisivo comercial, o qual, depois, já não distinguimos entre realidade e ficção.
Junto de uma ruinas abandonadas sem telhados e paredes a desmoronar-se, foi colocado uma ruina de carro de sucateiro e pedaços e membros de corpo humano de figurinos velhos fortemente pintados de sangue fingido, espalhados à volta encenando destroços de um bombardeamento. Este espectáculo macabro é utilizado comercialmente para visitas guiadas de turistas que vão visitar aquela guerra como se fossem a um parque zoológico armados de máquinas de fotos para recordar. A sordidez pornográfica da guerra explorada como local turístico de visita para consumo voyeuerista.
Esta é, grosso modo, o enredo encenado para a filmagem, a qual através da montagem final da curta-metragem se pretende desmontar criticamente. Se tudo correr bem a realizadora pretende concorrer a alguns festivais de curtas-metragens em vídeo de New York.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Horacio Gonçalves said...

Amigo Neves.
em primeiro lugar peço que me expliques onde fica Gorjões, específicamente. Eu costumo andar pelos Algarves com frequência, mas este nome desconheço.
Outra dúvida é saber o local onde funcionas. Em Gorjões ou em Lisboa?
Em relação aos teus comentários, inseridos no blog, devo dizer que, regra geral, estou de acordo com eles. Em breve começarei a enviar algumas achegas.Até lá, o que está a fazer-nos falta é o Matateu. Não anda nem desanda.Um abraço

10:24 da manhã  
Blogger josé neves said...

Caro H.Gonçalves,
Gorjões fica na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro, a 13 Kms desta cidade. É o lugar mais afastado do concelho, sem água nem saneamento básico e com energia eléctrica desde 1980.
Foi aqui que nasci e voltei depois de 40 anos em Lisboa, e é aqui que funciono.
Aqui ficam as informações solicitadas com muito gosto e se quizer passar por cá um dia faça favor.
Um abraço.

5:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home