sábado, novembro 24, 2007

NOTÍCIAS DO FUTEBOLISMO II

1. BRILHANTISMO
Logo após o apuramento da selecção todas as televisões reuniram à mesa as suas enciclopédias futebolísticas para discutir o acontecimento. O tom dominante dos afofados comentadores de rabo de fora, era a pobre exibição da equipa a somar a outras ainda piores durante os jogos de apuramento, o facto de só nos apurarmos à ultima hora com tanto craque mundial, a táctica montada, os jogadores utilizados e não utilizados, etc., até que um ex-jogador de nome Eurico, treinador creio, não sei ao certo, botou palavra e acusou grosso e forte a falta de brilhantismo, quer do jogo quer do apuramento da selecção.
Oh! craque de cadeirão, farol futebolístico a lançar jorros de luz de brilhantismo sobre meio campo do relvado, aquele ocupado pela nossa selecção, que na outra metade apenas heverá sombra e vultos obscuros. Com tal luz em meio campo provocará um encandeamento tal que cega o adversário que fica pasmado de admiração hipnotizante pelo brilho dos dribles, jogadas e golos dos nossos craques imparáveis.
Com tal seleccionador espantaríamos o mundo a ganhar jogos abrilhantados. O grave problema, depois, seria o enorme desemprego de comentaristas nos jornais e televisões. O que ia fazer tanto afofado à sombra do futebolismo,nomeadamente o afofadinho mor, aquele da Sic, com a sua ridícula maquineta de rabiscar traços e fazer bolinhas, enquanto bota fora insignificâncias como se estivera a ditar ciência, se todos os "índices de produtividade", eram sistemáticamente atingidos em cada jogo?
Tudo indica que Scolari já não tem mais paciência para aturar tantos, e tais sábios de saber tão palavroso.

2. GAROTO PROFISSIONAL
Parece haver novo caso Eusébio entre Benfica e Sporting, agora por um miúdo de 8 anos que é disputado pelos dois clubes. Em recentes programas os actores do caso Eusébio gabavam-se de ter escondido o craque durante algum tempo enquanto preparavam a respectiva papelada de inscrição. Esperemos que neste caso não haja rapto.
Como é possível que um garoto de 8 anos que devia estar ligado e atento à escola e à sua formação intelectual, já esteja exposto em leilão público? E como é possível que um garoto de 8 anos já possa ser inscrito como jogador de futebol num organismo oficial? A um garoto que deveria ser obrigatóriamente um estudante profissional, faz-se que ele seja, antes de mais e contra a escola obrigatória, um futebolista profissional inscrito e colocado no mercado mobiliário de valores.
Claro que os clubes já fazem contas aos milhões que podem ganhar e os pais já sonham com os milhões do filho daqui a poucos anos. Mas e se tudo não passar de um jeito precoce do miúdo que depois não tem qualquer desenvolvimento como imaginado pelos "olheiros"? Não há problema, vai ao psicólogo.

Etiquetas: