segunda-feira, dezembro 24, 2007

NEXENSES V


ESTADA MUNICIPAL 520

A Estrada Municipal nº 520, ligação principal directa da Freguesia de Santa Bárbara de Nexe a Faro é a verdadeira imagem da incúria da Câmara Municipal de Faro. Na 1ª reunião do actual presidente da CMF na sede da Freguesia falei (e outros) do estado lastimoso da estrada e o seu adjunto concordou e até justificou o seu atraso à reunião pela morosidade devido à impossibilidade de conduzir normalmente em tal esburacada estrada. Era altura de chuvas quando a estrada esburacada, estreita, sem bermas, sem valetas, sem pontões, sem escoamento de águas, de longos troços planos e outros encovados, se torna num longo ribeiro com inúmeras lagoas desde a cova sob a Via do Infante até ao Patacão.
Passado um ano, em cima de outros 30 anos passados iguais, neste úlimo dia de fortes chuvas tive de deslocar-me a Faro e constatei ao vivo que em quase todo o referido percurso a estrada se tranformou na linha de água por onde escorre a enchurrada abrindo buracos ou alargando-os, formando compridos e fundos lagos e trazendo lama e pedras para a via tornando-a um verdadeiro leito de ribeira. Tive dificuldade em passar em alguns locais com água pelas portas do carro e senti claramente sentido que se continuasse a chover forte mais algum tempo a mal-amada e abandonada 520 ficaria irremediavelmente intransitável.
Continuo a pensar que as freguesias rurais de Faro são a sua avenida com jardim e quem não cuida da avenida nem do jardim de sua casa é como o sucateiro que vai espalhando ferro velho à sua volta até afogar-se na própria sucata.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger sergio said...

É uma vergonha. Uma estrada municipal sem atenção, como tantas outras por Faro fora. As terras não são mais lavradas e as águas não se infiltram, escorrem para os caminhos e para as estradas. As águas dos telhados já não vão para as cisternas, vão para o chão que está pavimentado com um qualquer material e não se infiltram, escorrem para os caminhos e para as estradas. As linhas de água desaparecem, a água não chega aos ribeiros. A água corre para os caminhos e para as estradas. As estradas não têm valetas regularmente orientadas para ribeiros. As estradas municipais estão fora dos pensamentos estratégicos municipais. Na EM520 ficou uma profunda cratera em Mata Lobos, como outras. Vai ficar lá um mês ou dois meses se a Câmara não o tapar ao fim de um mês e a Junta de Santa Bárbara ou a Junta de São Pedro (a que Mata Lobos pertence - para outros pertence a Almancil) comprarem alcatrão do seu orçamento miniatura para uma estrada MUNICIPAL!!!

11:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home