quarta-feira, janeiro 30, 2008

MARAFAÇÕES XLII


ILUMINAÇÕES

É o nosso lugar modesto o mais afastado do concelho mas nem por isso deixou de ter uma bonita iluminação natalícia: duas folhas de palmeira iluminadas em jeito de árvore de Natal. Uma iluminação com a grandeza da nossa pequenez que nos deixou contentes e não nos desonra. Talvez todos os outros lugares tenham tido direito a uma iluminação mais grandiosa, mais adequada à forte vontade e ambições das suas gentes e isso está correcto e é democrático, não nos incomoda.

Contudo, podem os outros lugares ter tido uma iluminação feericamente mais condigna com o seu estatudo social que, de certeza, nenhum teve direito a tanto tempo de Natal iluminado. Ainda esta noite no lugar do Alto, assinalando-o com brilho incandescente luminoso, está içada a palma eléctrica indicando que aqui a época natalícia continua. As outras iluminações podem ter sido mais artísticas e vistosas mas não passaram de estrelas cadentes enquanto a nossa parece ser como que um "sol da noite" que se ergue sempre que se põe o sol do dia, infindavelmente.
A CMF que se esquece à décadas de nos dar o "tubo e penico" para nossa higiéne, dá-nos "iluminação" para descobrirmos como nos desenrascar das nossas "necessidades" mal cheirosas. Espero que seja de propósito e não mais um esquecimento.

Etiquetas: