terça-feira, fevereiro 03, 2009

NOTÍCIAS DO PAU XIV


À CONVERSA COM A "REDACÇÃO"
Passei pela "redacção" do "Jornal do Pau" e fiquei um tempo à cavaqueira com o pessoal que alí, diáriamente, contam as suas histórias da emigração ou de moços do campo ou de trabalhadores rurais das terras ou discutem a situação "porca desgraçada" actual do do país e do mundo.
O Zé Apolo, dizia que ainda havia de voltar a ser tudo como antigamente, todos tinham de voltar a semear as terras e apanhar os frutos das árvores, mas depois lembrou-se do "ambiente" que agora não deixa arrancar as pedras nem moitas, nem silvados, nem arbustos nem nada e perguntava: - como é que se pode lavrar e semear as terras se não se pode limpá-las? -.
No seguimento do seu raciocínio perguntava-me: - todas as "fazendas" por aí, estão cercadas de valados altos ou grossos e alguns são altos e muito grossos chamados "maroiços", e donde vieram essas pedras? Foram os antigos que de sol a sol e à força de braço e enxada, fizeram dos matos terras de lavrar, das pedras arrancadas os valados e maroiços para as "marcar" -. E continuou: - os antigos fizeram muito pelos modernos e os modernos o que fazem pelos que hão-de vir? -.
E rematou: - o "ambiente", o "ambiente", se a fome voltar e a gente não puder semear as terras eu quero ver o que é que o "ambiente" vai comer! -.

Etiquetas: