terça-feira, março 24, 2009

À NATÁLIA E AOS OUTROS

HOMENAGEM
Na Galeria Arade em Portimão a exposição "Gosto de Mulheres" conta-se que em 21 de Março de 1970, há 39 anos, foram julgados e condenados, Natália Correia, coordenadora, Fernando Ribeiro de Mello, editor e ainda Luis Pacheco, Mário Cerariny, Ary dos Santos, Melo e Castro, colaboradores, pela publicação da "Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica", publicada em Dezembro de 1966 pela editora Afrodite, e que havia sido proibida pela censura salazarista.
Pois em 1968 eu adquiri um exemplar da dita "Antologia" que se vendia clandestinamente em Lisboa, edição de "F. A. Edições SA, Rio de Janeiro" e " Composto e impresso na Tip. Vale Formoso".
Mulher corajosa sem papas na língua mas sobretudo sem papas no aparo e na palavra, que coadjuvada por outros igualmente corajosos, enfrentaram sem medo a política salazarista, atenta e vigilante do moralismo beato, exercida pela censura e justiçada pelos tribunais tutelados e submetidos à política da ditadura do velho Estado Novo. A todos, corajosos de ir à luta e de alma grande nos seus ofícios, esta singela homenagem de quem gosta de gente assim.

Etiquetas: