segunda-feira, março 01, 2010

ORIGEM DO POVO DE GORJÕES III

RESUMO DOS POST ANTERIORES
Explicámos como a partir do povoado Neolítico do Cerro do Algarão, nasceu o povoado do Cerro da Mina e como este povo do Neolítico-Calcolítico trabalhou e povoou as terras planas e férteis das baixas adjacentes a Norte do Cerro da Mina.
Milénios depois, os descendentes desse povo, já enraizados junto dos locais de cultivo, praticando novos métodos de trabalhar a terra com base nas novas tecnologias acerca da utilização do barro e do bronze, e mais tarde em plena época do ferro e da escrita, são invadidos pelos Romanos e depois pelos Árabes, como demomstram os vestígios encontrados nas proximidades.
E vimos como, em finais do Séc. XV, o nome Nexe e Gorjões aparecem registados em documentos oficiais para efeitos de nomear a lista de contribuintes para o Reino.



NOME GORJÕES
No Quadro de Contribuintes de 1479, para os Gorjões, são referidas cinco famílias de apelido "Gorjam", o que revela alguma riqueza e importância local destas famílias parentescas com tal apelido comum.
Os Professores do estudo citado para elaboração da Monografia de Santa Bárbara de Nexe, no encalço do ensaio de José Pedro Machado sobre toponímia do Concelho de Faro, de 1976, consideram que o apelido de tais famílias influentes locais teriam dado nome ao Sítio. Isto é: que o nome "Gorjões" deriva directamente do nome de tais famílias ricas e poderosas de apelido "Gorjam".
Contudo, o mesmo se verifica relativamente a "Nexe" e, não osbstante a similitude total, admitem outra origem para a designação de Nexe ao Lugar.

Quanto a nós entendemos como historicamente inaceitável que, tendo o Homem andado por aqui e ocupado estas Terras de forma organizada em povoados, desde o Neolítico e depois com os instruidos e refinados organizadores territoriais Romanos e Árabes, tais lugares ainda não tivessem sido nomeados e titulados com nome próprio em pleno Séc. XV das Descobertas e Renascentista. Pensamos que tais nomes de Nexe e Gorjões, são muito mais antigos e nascidos de algo marcante existente ou acontecido num tempo arcaico intemporal a qualquer registo escrito.
Cremos, que ao contário da tese académica defendida pelos Professores, foram as tais famílias novo-ricas locais do Séc. XV que atribuiram a sí próprios o nome do Lugar para, desse modo, obterem notoriedade e importância fidalguesca, como imitação do que era habitual fazerem os pequenos fidalgos rurais nesse tempo.


A tradição oral aponta para que tal nome fosse a designação de um pássaro senhor de notáveis "gorjeios" que encontrou nestas terras o seu habitat natural e, consequentemente, se reproduziu e desenvolveu em bandos consideráveis. Tornando-se o elemento mais notado do lugar, desse modo, estas terras passaram a ser indicadas como "Terra dos Gorjãos", que pelo evoluir e simplificação da oralidade popular, deu origem ao actual nome de Gorjões.

A Ermida de Santa Catarina de Gorjões, surge referida pela primeira vez, na Visitação feita pela Ordem de Santiago a S. Clemente de Loulé no ano de 1518. Segundo os dados desta visita, o início da construção da Ermida de Gorjões aponta para os anos seguintes a 1494, nos finais do Séc. XV.
O facto de haver famílias arroladas como contribuintes para o Reino, são prova evidente de que o povoado de Gorjões adquirira dimensão e relevância económica no ambito regional.
E o facto imediato de decidir-se o estabelecimento da uma Ermida, à dimensão e estilo de Igreja, neste Lugar de Gorjões no final do Séc. XV, diz bem do crescimento social e económico que o povoado já adquirira, pelo que era necessário fazer a cobertura e apoiar politico-religiosamente os muitos casais que constituiam a população já nesse tempo.


(continua)

Etiquetas: