sexta-feira, setembro 03, 2010

FINALMENTE?

Lemos hoje no jornal regional "O Algarve" que no próximo dia 7 pelas 18,00H na Junta Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, ia ser lançada a obra de águas e esgotos para os Gorjões.
Pela imprecisa redacção da notícia ficámos sem saber se se trata mesmo do lançamento dos trabalhos ou ainda de formalização de adjudicação, assinatura de contratos ou outras burocracias ligadas. Porque lançar a obra no salão da Junta só tomado como acto simbólico.
De qualquer modo é um bom sinal pois, pela 1ª vez é atingida uma fase tão avançada sobre esta malfadada obra tantas vezes anunciada e jamais lançada.
Podem os gorjonenses desabafar: finalmente?
Sendo o povoado mais afastado do Concelho é também o que está no fim da linha do pensamento e preocupações de Faro capital regional. Consequentemente, tal como tem sucedido com estradas, caminhos, electricidade, iluminação pública, também a água e saneamento básico vai chegar aqui décadas depois dos povoados vizinhos dos concelhos limítrofes. Em tudo que diga respeito à chegada aqui de instalações civilizacionais, primeiro temos de sofrer o isolamento de ilhéus: fomos décadas uma ilha às escuras circundados por redes eléctricas e iluminação pública.
Temos razões para ser como Tomé: ver para crer. Mas também a experiência nos ensina que a passagem à condição de "ilha" única aumenta a possibilidade do milagre da iluminação acontecer. Neste caso trata-se de uma "ilha seca" pelo que vamos ter fé que aconteça o milagre da água.

Etiquetas: ,