terça-feira, dezembro 14, 2010

MARX AINDA SOBREVIVE


Marx fez todo o seu percurso de crítica ao capitalismo através do que ele propunha serem as suas várias contradições internas inerentes ao sistema, a partir do que designou como sua contradição essêncial e mãe de todas as outras: A insanável contradição mãe, nascia do facto de os meios de produção, do patrão, terem carácter individual enquanto a produção feita pelos operários, tinha carácter social.
Entretanto, o capitalismo no século e meio passados, evoluiu em muitos sentidos não previstos por Marx, contudo contradições indignas semelhantes mantêm-se.
Veja-se esta:

Os gestores, representantes dos patrões, ganham e recebem prémios de acordo com objectivos e resultados pessoais obtidos na empresa, enquanto os trabalhadores recebem de acordo com a produtividade e inflação geral obtida pelo conjunto da sociedade.

A solução de um problema mãe mal resolvido deixa rasto de uma dúzia de pequenos problemas filhos, e a solução do problema filho deixa outros tantos, novamente mais pequenos, de problemas netos e sucessivamente até serem práticamente imperceptíveis. Até que uma qualquer crise os destapa e faz deles, outra vez, um problema mãe.

Etiquetas: